YOSC

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) determinou o ano de 2021 como o Ano da Cultura AVSEC (Year of Security Culture – YOSC). A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita e promover uma cultura AVSEC positiva nas operações de aviação em todo o mundo. A OACI busca encorajar e facilitar o aprimoramento dos comportamentos e práticas de AVSEC, com foco no princípio de que a segurança é responsabilidade de todos.

No âmbito nacional, o Ano da Cultura AVSEC será promovido pela Gerência de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (GSAC), da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), com o apoio da Coordenadoria de Instrução AVSEC e SESCINC (CIAS), da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL), além das diversas empresas parceiras, que tem na AVSEC a sua ferramenta de trabalho e de atuação diária.

Diversas ações serão desenvolvidas ao longo do ano de 2021, tais como mesas redondas com especialistas em temas relacionados à AVSEC, cursos de capacitação, ações de conscientização, incentivo à adoção e ao compartilhamento de melhores práticas, premiação para inovações em security, bem como a abertura para troca de informações sobre a tomada de ações individuais e coletivas em prol da cultura AVSEC na ANAC, nos demais órgãos públicos com responsabilidade AVSEC e na indústria. 

O que você pode fazer?

O YOSC deve ser um esforço global. Todos na aviação fazem parte disso. Nesse sentido, pedimos que todos sejam embaixadores da cultura de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, com a filosofia da cultura AVSEC integrada em tudo o que você faz. Por isso encorajamos que todos adotem medidas práticas de fortalecimento da cultura AVSEC, tais como: promoção e participação em ações de capacitação e conscientização em AVSEC, adoção de materiais (no escritório e nos canais de distribuição digital) que destaquem a importância da segurança AVSEC, auxílio a aeroportos e empresas no endosso de alto nível de políticas e procedimentos que definem a cultura AVSEC, dentre outras ações.

Para valorizar ainda mais a campanha e aumentar a sua divulgação, criamos uma identidade visual que poderá ser utilizada por todos os envolvidos em atividades de AVSEC, ao longo de todo o ano de 2021, tais como manuais e documentos elaborados, campanhas, folders e banners, assinatura de e-mail, dentre outros.

Notícias

ANAC lança pesquisa sobre Cultura AVSEC

Agência quer conhecer as percepções dos profissionais sobre a segurança da aviação civil

BASET lança campanha Passageiro Responsável

Campanha visa conscientizar os passageiros sobre os comportamentos adequados nos aeroportos e nas aeronaves

Links Importantes

CONSIDERANDO QUE A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA É RESPONSABILIDADE DE TODOS, CONTAMOS COM TODOS VOCÊS PARA FORTALECERMOS AINDA MAIS A CULTURA AVSEC NA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA E MUNDIAL