Plano de ação para redução das emissões de GEE da aviação civil

Imagem: pixabay.com
O plano de ação para redução de emissões é uma iniciativa da Organização de Aviação Civil (OACI), definida na 37a Assembleia por meio da Resolução A37-19, que tem por objetivo favorecer o cumprimento das metas relativas à mudança climática. É por meio de um documento atualizado a cada três anos, que contém basicamente um roteiro de trabalho, que os estados viabilizam o acompanhamento dos esforços para redução das emissões da aviação civil bem como os resultados alcançados e projetados.
A recomendação da OACI é de que os planos contenham, no mínimo, as informações para identificação do Estado Membro, as projeções de RTK (Revenue Tonne-Kilometer), consumo de combustível e correspondentes emissões de CO2 de voos internacionais, a lista de medidas propostas para reduzir as emissões da aviação civil internacional, os resultados quantitativos esperados e informações sobre necessidade de assistência.
Adicionalmente, os estados são incentivados a incluir em seus planos de ação os dados relativos a aviação doméstica (RTK, consumo de combustível, emissões de CO2 e medidas de mitigação), a desagregação dos efeitos das medidas por tipo de ação (medidas operacionais, inovações tecnológicas, uso de biocombustíveis, etc.), cronogramas de implementação das medidas, custos das medidas, entre outros.
No Brasil, o plano de ação é confeccionado em parceria pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e ANAC desde 2013.
- Acesse a 5ª edição do Plano de Ação versão em português | versão em inglês
- Acesse a 4ª edição do Plano de Ação versão em português | versão em inglês
- Acesse a 3ª edição do plano de ação - versão em português | versão em inglês
- Acesse a 2ª edição do plano de ação
- Acesse a 1ª edição do plano de ação
Os documentos são compostos por um breve panorama da aviação civil no Brasil, seguido de uma análise do histórico de consumo de querosene de aviação e de uma projeção para o futuro. Depois, é descrita a evolução do consumo relativamente à demanda do setor e finalmente são elencadas as medidas que contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa por parte de cada stakeholder.
Temas em Destaque
CORSIA
Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil