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Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil

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Publicado em 06/12/2019 10h08 Atualizado em 14/07/2025 08h10


Imagem: pixabay.com

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em consonância à sua Política de Atuação Ambiental (Instrução Normativa n. 188), calcula e apresenta à sociedade as estimativas de emissões de poluentes que afetam a qualidade do ar local e de gases de efeito estufa – GEE  da aviação civil brasileira.

O Inventário apresenta, com base no consumo de combustível de aviação, estimativas das emissões de GEE direto (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) e das emissões de poluentes primários (monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e material particulado), utilizando a metodologia Tier 3a, definida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change).

As estimativas de emissão de GEE do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil integram a Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, documento que compila as análises de emissões atmosféricas para várias atividades e setores da economia no país.

Além desses dados, esta página apresenta, por meio de relatório em BI, as estimativas de consumo de querosene de aviação – Qav e poluentes que afetam a qualidade do ar local. Dessa maneira, a ANAC contribui, por meio da publicação do inventário, para o aumento da transparência e melhoria da qualidade das informações sobre as emissões oriundas do setor de aviação civil.

Selecione a estimativa a ser exibida

                              

                               

Consumo
Consumo

           

           

           

           

GEEs
GEEs

           

           

           

           


Poluentes

           

           

Como são calculadas as emissões do Inventário:

  • As estimativas são feitas apenas para as aeronaves movidas a querosene de aviação.
  • São considerados os voos que decolam do Brasil, independentemente do destino e da nacionalidade da empresa aérea.
  • As estimativas são feitas para cada etapa de voo, isto é, o deslocamento entre uma decolagem e o pouso imediatamente posterior.
  • Considera-se que a distância voada é igual a distância direta entre os aeroportos de origem e destino acrescida de um fator de penalização de distância.
  • A duração das operações em solo considera os tempos médios calculados para os aeroportos nacionais e os valores padrão sugeridos pela bibliografia consultada.
  • Na ausência de dados sobre uma determinada aeronave, os cálculos, sempre que possível, são realizados considerando o modelo mais próximo de acordo com a metodologia utilizada.
  • Os dados são atualizados periodicamente e estão disponíveis para um período até dois meses antes da data atual.
  • Novas movimentações podem ser incluídas na base de dados mesmo para períodos distantes no passado, as estimativas trarão sempre a informação mais completa e atual disponível.
  • A quantidade de poluente emitida em uma determinada localização não se traduz em um nível de qualidade do ar. Esse é dependente da concentração da espécie, a qual é influenciada por diversos fatores, como características geográficas e atmosféricas e emissões provenientes de outras fontes.
  • O cálculo das emissões de poluentes que afetam a qualidade do ar local considera apenas as fases de voo próximas ao aeródromo realizadas pelas aeronaves em altitudes inferiores a 914,4 metros. Levando em conta que para cada decolagem há um respectivo pouso, também foi convencionado que as emissões de poluentes referentes a todas essas fases ocorreram no momento da decolagem.
  • Os dados de CO2 equivalente (CO2e) apresentados aqui utilizam a métrica GWP – 100 anos (Global Warming Potential). O GWP é uma medida de quanta energia determinada quantidade de um gás retém na atmosfera em relação a uma mesma quantidade de CO2, em determinado horizonte de tempo. Os fatores GWP – 100 (AR5) são 28 para o CH4 e 265 para o N2O.

O que não faz parte do escopo deste Inventário:

  • Voos de helicópteros e de aeronaves militares.
  • Voos de aeronaves que não são movidas a querosene de aviação.
  • Emissões de cruzeiro das etapas de voo que se iniciam e terminam no mesmo aeroporto.

Objetivando avaliar a consistência das estimativas, é feita uma verificação por ordem de grandeza da estimativa de consumo calculada pela metodologia Tier 3a com os dados de consumo de QAv reportados no Balanço Energético Nacional – BEN. Esses dados também são disponibilizados pelo BEN em forma de consulta interativa.

A ANAC elabora estimativas de emissão de gases de efeito estufa utilizando os dados do BEN para o querosene de aviação e a gasolina de aviação – AvGas. A metodologia utilizada nesse caso é a Tier 1, a qual consiste em uma abordagem mais simples, levando em conta apenas dados agregados de consumo de combustível.

Acesse as estimativas de emissão de GEE por meio da metodologia Tier 1.

Para mais informações sobre a metodologia empregada no Inventário, consulte o documento:

Metodologia do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil

Sumário Executivo do Inventário Nacional de Emissões da Aviação Civil Brasileira

Para marcar os dez anos do Inventário de Emissões, a ANAC lançou o Sumário Executivo contendo os principais dados de emissão de gases de efeito estufa e poluentes que afetam a qualidade do ar local da aviação civil brasileira.

Publicações anteriores

  • Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil - 2019
  • Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil – 2014
  • Metodologia de Cálculo - Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil - 2019

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