Metadados - Voos e Operações Aéreas - Percentuais de Atrasos e Cancelamentos
Publicado em
07/11/2019 12h02
Atualizado em
19/12/2024 11h42
Caracterização do conjunto de dados
| Área temática: |
| Voos e Operações Aéreas |
| Conjunto de dados: |
| Percentuais de Atrasos e Cancelamentos |
| Nome da área de contato: |
| Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC) |
| E-mail de contato da área: |
| geac@anac.gov.br |
| Periodicidade de atualização: |
| Mensal |
| Descrição: |
|
Informações sobre percentuais de atrasos e cancelamentos de voos do transporte aéreo público regular de passageiros do mês anterior. |
| Visão geral: |
| Em conformidade com a Resolução nº 218, de 28 de fevereiro de 2012, e a Portaria SAS nº 3.838, de 21 de novembro de 2017, os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos regulares domésticos e internacionais de passageiros no Brasil, relativos ao mês anterior, devem ser apresentados pelas empresas aéreas no momento da oferta das passagens. Esses percentuais são divulgados mensalmente pela ANAC, de acordo com os modelos estabelecidos pela referida Portaria. A descrição dos metadados a seguir se refere ao Anexo I dos modelos divulgados pela Agência. |
Observação: Excepcionalmente, os arquivos referentes aos meses de junho e julho de 2014 não foram disponibilizados, devido à indisponibilidade do procedimento padrão do VRA durante o regime especial da Copa do Mundo de 2014 (Resolução 316/2014), suspendendo o Sistema de HOTRAN.
Metadados
Percentuais de Atrasos e Cancelamentos
| Campo | Descrição |
| Empresa Aérea | Sigla OACI da empresa seguida do nome da empresa |
| Nº Voo | Numeração do voo |
| Aeroporto origem – Designador OACI | Sigla OACI do aeroporto de origem |
| Aeroporto origem – Nome/UF/País | Nome do aeroporto de origem com a respectiva unidade da federação e país |
| Aeroporto destino – Designador OACI | Sigla OACI do aeroporto de destino |
| Aeroporto destino – Nome/UF/País | Nome do aeroporto de destino com a respectiva unidade da federação e país |
| Etapas Previstas | Quantidade de etapas previstas para o mês em questão |
| % de Cancelamentos | Percentual de etapas canceladas em relação às etapas previstas |
| % de Atrasos superiores a 30 minutos | Percentual de atrasos superiores a 30 minutos em relação às etapas realizadas |
| % de Atrasos superiores a 60 minutos | Percentual de atrasos superiores a 60 minutos em relação às etapas realizadas |