Planos e Iniciativas Estratégicas

Publicado em 21/03/2016 19h54 Atualizado em 26/01/2021 15h31

O Plano Estratégico da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o instrumento no qual a instituição explicita seus objetivos de longo prazo e as ações a serem empreendidas para a consecução desses objetivos. O Plano serve como um compromisso de longo prazo firmado pela ANAC junto à sociedade e seus servidores. Acesse as edições dos Plano Estratégicos da Agência: 

Para fins de desdobramento do Plano, instituiu-se o modelo de desenvolvimento de Iniciativas Estratégicas, cuja execução está diretamente vinculada ao atendimento dos objetivos e prioridades institucionais. O Portfólio atual de Iniciativas Estratégicas foi instituído pela Portaria ANAC nº 3.049, de 28 de outubro de 2020, e é composto por quatro categorias de projetos: projetos prioritários, patrocinados por um Diretor; projetos setoriais, patrocinados por um Titular de Unidade; Agenda Regulatória; e o Programa Voo Simples.

Saiba mais sobre o Portfólio de Iniciativas Estratégicas da ANAC (clique no link para acessar).

 A Agenda Regulatória é o instrumento de planejamento que indica formalmente os temas que demandarão uma atuação prioritária no processo de regulamentação da ANAC, considerando os impactos a serem gerados à sociedade.

Saiba mais sobre a Agenda Regulatória da ANAC (clique no link para acessar).

O Programa Voo Simples, produto de uma parceria entre a ANAC e o Ministério da Infraestrutura, visa promover regras mais modernas para simplificar, desburocratizar e atrair investimentos para a aviação civil brasileira, mantendo os altos níveis de segurança exigidos. No âmbito da ANAC, o Programa foi instituído pela Portaria ANAC n° 2.626, de 07 de outubro de 2020.

Saiba mais sobre o Programa Voo Simples (clique no link para acessar).