Importação

As importações são parte inerente do comércio internacional de alimentos e de produtos agropecuários, tornando os mercados internos mais diversificados e fornecendo insumos e matérias primas necessárias para a produção nacional. O processo de importação envolve um conjunto de medidas a serem tomadas em todas as suas etapas, abrangendo aspectos que ultrapassam as questões tarifárias e aduaneiras.

Neste contexto, a Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA desenvolve as ações governamentais que envolvem os controles oficiais, nos quesitos de sanidade vegetal, saúde animal, qualidade e identidade dos insumos agropecuários e dos produtos de origem animal e vegetal que são internalizados em todo território nacional. Estas ações são fundamentais para reduzir os riscos de introdução de pragas, patógenos e doenças no Brasil, protegendo as lavouras, os rebanhos e a biodiversidade.

Caso você já tenha conhecimento dos procedimentos iniciais para importação e queira saber informações específicas sobre importação de vegetais, animais, insumos e produtos de origem agropecuária (com ou sem fins comerciais), clique no tema abaixo: