Exportação

Exportação

As exportações de alimentos e de produtos agropecuários envolvem um conjunto de ações de responsabilidade tanto do setor privado quanto do setor público. Na abertura e manutenção de mercados ou mesmo nas operações de comercialização cotidianas, pode-se identificar a atuação das áreas de promoção e marketing, negociação comercial, relações internacionais, operações financeiras, produção, logística, fiscalização e inspeção, dentre outras.

Para um grande exportador como o Brasil, garantir o bom entrosamento destas áreas é vital para a manutenção da eficiência do setor produtivo, traduzida anualmente em superávit da balança comercial, na qual a participação da agropecuária é sempre marcante.

Neste contexto, a Secretaria de Defesa Agropecuária desempenha as atividades de Estado que envolvem as negociações e os controles oficiais, nos quesitos de sanidade vegetal, saúde animal, qualidade e identidade dos insumos agropecuários e dos produtos de origem animal e vegetal que chegam à mesa dos milhões de consumidores em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre a exportação destes insumos e produtos, clique nos links abaixo, de acordo com a área de interesse.