Retrospectiva 2020

header - retrospectiva 2020

O ano em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) completou 160 anos foi também o período em que enfrentamos os efeitos sem precedentes de uma crise mundial representada pelo Novo Coronavírus. Esse grande desafio nos fez olhar para a frente e planejar, desde o início, as medidas para garantir o abastecimento de alimentos, manter em funcionamento os serviços essenciais, como a fiscalização sanitária, e diminuir os impactos sobre a renda dos produtores rurais, sobretudo dos pequenos e médios.

Manter a oferta de comida farta e de qualidade para a população é uma das principais missões do Mapa, integralmente cumprida, mais uma vez, a despeito da pandemia. O ano terminou com o setor agropecuário, que manteve suas atividades, obtendo um bom desempenho.

Desta forma, o agro contribuiu significativamente para a retomada da economia, a sustentação do emprego e da renda e a manutenção dos fluxos de exportação.

Com recursos de R$ 236,5 bilhões, o Plano Safra 2020-2021 destacou a sustentabilidade na agricultura e também incentivou a retomada econômica ao oferecer financiamento com juros mais baixos, priorizando mais uma vez pequenos e médios produtores rurais. Também tiveram destaque neste ano programas de assistência técnica e a regularização fundiária, que avançou, com a entrega de mais de 65 mil títulos.

O Brasil continuou a ampliar seu potencial agroambiental, com recorde de registro de defensivos agrícolas biológicos. Em 2020, além das tecnologias do Plano ABC, novas iniciativas como o Programa Nacional de Bioinsumos, o PronaSolos, o CAR Dinamizado, ferramenta para os estados procederem aos programas de regularização ambiental, reforçaram essa vocação.

Que se renova, sem dúvida, em 2021, com o novo florescer de mais uma colheita.