Notícias

[Atualização] INMET, Marinha, CPTEC/INPE e CIMAER/FAB, publicam NOTA conjunta.

Publicado em 17/04/2021 18h09 Atualizado em 19/04/2021 16h25

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informa que, hoje pela manhã, houve a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 27°S 043°W, sendo classificado como “Depressão Subtropical”, com ventos estimados por satélite entre 25 e 30 nós (45 a 55 km/h). Persistem as condições atmosféricas que possibilitam a intensificação do ciclone, que poderá ser classificado como tempestade subtropical nas próximas horas. De acordo com as Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (NORMAM-19), para que haja a classificação do ciclone como tempestade subtropical e a sua nomeação, os ventos deverão ser iguais ou superiores a 34 nós.

Seu centro se encontra a aproximadamente 300 milhas náuticas (555 km) a leste da costa do estado de Santa Catarina e a 250 milhas náuticas (450 km) ao sul da costa do estado do Rio de Janeiro, com lento deslocamento para leste/nordeste. A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos sustentados de até 40 nós (75 km/h) nos setores norte e oeste do ciclone e ventos de até 47 nós (até 87 km/h) nos setores leste e sul do ciclone, até manhã do dia 22 de abril. Os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 6,0 metros até a noite do dia 22 de abril.

A agitação marítima poderá provocar ressaca com ondas entre 2,5 e 3,0 metros no litoral dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos (SP), entre a manhã do dia 20 de abril e a manhã do dia 22 de abril, no litoral de São Paulo, ao norte de Santos (SP) e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre a tarde do dia 19 de abril e a noite do dia 20 de abril.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor  na sua página de avisos.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet para o sistema Android, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicitase ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Contato:

Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação

Tel.: (21) 2189-3387

E-mail: dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br

 

Meio Ambiente e Clima