Notícias

Ainda persiste a previsão de frio intenso entre esta segunda-feira (19) e quarta-feira (21) em grande parte do Brasil, sobretudo nas madrugadas, em razão da massa de ar frio de origem polar bastante seca.

CONFORME PREVISTO PELO SNM, MASSA DE AR FRIO PROVOCA GEADAS E TEMPERATURAS NEGATIVAS PELO PAÍS.

Publicado em 19/07/2021 16h31

Na última quinta-feira (15/07) o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), divulgou Nota sobre a atuação de intensa massa de ar frio (2ª do inverno de 2021) que chegou ao Brasil no sábado (17/06). Ao longo do final de semana (dias 17 e 18), a Nota foi atualizada com novas informações.

Seguem abaixo os destaques de hoje (dia 19/07):

No Sul do Brasil, a menor temperatura foi registrada no sul do Paraná: -5,2°C em General Carneiro (PR), (superando os -3,9°C registrados no dia 29/06).

Temperaturas negativas também foram registradas no Planalto Sul Catarinense: -4,3°C em Bom Jardim da Serra (SC).

Também foi destaque os -2,4°C em Inácio Martins, sul do Paraná.

Sobre o Rio Grande do Sul, área do noroeste: -1,8°C em Santa Rosa.

Em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, Monte Verde registrou geada e temperatura mínima de -1,2°C.

Em Mato Grosso do Sul a temperatura mais baixa foi em Rio Brilhante com -1,5°C.

Em São Paulo a menor temperatura foi em Rancharia, no sudoeste, com -1°C;

Já no noroeste paulista a mínima chegou a 0,7°C em Valparaíso.

Em Mato Grosso, Alto Taquari (sudeste) registrou mínima de 7,7°C.

Em Vilhena (RO), a temperatura mínima foi de 12,4°C (declínio de 7,4°C em 24 horas).

Em Rio Branco (AC), houve variação na temperatura mínima entre de 6,4°C (22,1°C no dia 18 para 15,7°C); enquanto que a máxima de ontem (18) variou 5,7°C (34,3 no dia 17 e 28,6°C no dia 18).

Ainda houve ocorrência de neve muito isolada nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no alto do Planalto Sul Catarinense entre o final da noite de domingo (18) e a madrugada/amanhecer desta segunda-feira (19).

Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul.

Ainda persiste a previsão de frio intenso entre esta segunda-feira (19) e quarta-feira (21) em grande parte do Brasil, sobretudo nas madrugadas, em razão da massa de ar frio de origem polar bastante seca.

Por outro lado, está mantida a previsão de formação de geada de intensidade moderada a forte em uma ampla área da Região Sul, centrossul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais incluindo a Serra da Mantiqueira na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20). Na quarta-feira (21), a geada diminui sua área de abrangência e intensidade, mas ainda ocorre com moderada intensidade em área mais restrita ao sul do País, e de fraca intensidade sobre parte do leste de São Paulo e Mantiqueira (divisa RJ/SP).

Na Figura 01, segue a previsão do modelo numérico WRF 5km -INPE com as áreas mais favoráveis para à ocorrência de geadas na terça (20) e quarta-feira (21).

Figura 1 – Previsões de probabilidade de geada do modelo WRF 5km para os dias 20/07 e 21/07.

Veja a Nota AQUI.

Meio Ambiente e Clima