Notícias

Na ocasião, foi discutida a parceria entre os órgãos no intuito da guarda do equipamento da Estação Meteorológica Automática de Itaberaba, que será usada pelo Corpo de Bombeiros, com a criação do 11° Grupamento.

4º DISTRITO DE METEOROLOGIA DO INMET E O CORPO DE BOMBEIROS DA BAHIA ACERTAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Publicado em 19/07/2021 15h59

O chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet (4ºDISME/Inmet), Itajacy Diniz Garrido, esteve com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o coronel BM Adson Marchesini, juntamente com o Diretor Superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, o Coronel BM Jadson Ferreira de Almeida, para discutir ações conjuntas entre o 4º DISME/Inmet e o CBMBA. O encontro ocorreu no dia 16 de julho, no Comando Geral do Corpo Bombeiro do quartel-general, em Salvador, Bahia.


Na ocasião, foi discutida a parceria entre os órgãos no intuito da guarda do equipamento da Estação Meteorológica Automática de Itaberaba, que será usada pelo Corpo de Bombeiros, com a criação do 11° Grupamento. O terreno que estava em posse do 4° DISME/Inmet desde 1935, teve sua responsabilidade formalmente transferida para a Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU), que segundo tratativa sobre a celebração de Acordo de Cooperação entre o 4° DISME/Inmet e o CBMBA, este utilizará em definitivo a área, mantendo a Estação Automática do Inmet em funcionamento.


O Acordo prevê também a criação de uma sala de situação de emergência em Salvador (BA), que contará com a participação efetiva do 4º DISME/Inmet. Nesta sala de Situação / Crise, será feito o repasse das informações de previsão de tempo, alertas meteorológicos, risco de queimadas, entre todos os demais produtos e serviços disponibilizados pelo INMET.

Meio Ambiente e Clima