SARDINHA

Publicado em 12/06/2020 15h02 Atualizado em 15/06/2020 12h12

Sardinha-verdadeira: Monitoramento e Gestão

 

Foi publicada no dia 12 de junho de 2020,  a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 10 DE JUNHO DE 2020, que adequa o ordenamento da pesca da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis). 

Nesse ato, a Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inova quanto ao monitoramento da atividade, desenvolvendo um sistema para a coleta de informações sobre a sardinha-verdadeira nas indústrias pesqueiras. 

O objetivo é gerar informações sobre a espécie para que, em junho de 2021, especialistas da área, técnicos da SAP e representantes do setor pesqueiro avaliem as medidas de gestão adotadas para a sardinha-verdadeira, incluindo os períodos de defeso e as medidas de monitoramento aplicadas este ano. 

A demanda de atualização do ordenamento da sardinha é antiga e estamos buscando avançar cada vez mais em um desenvolvimento sustentável dessa atividade, compatibilizando os ganhos ambientais, econômicos e sociais. 

Representantes de Empresas Pesqueiras, participem e contribuam com informações para um melhor ordenamento pesqueiro da cadeia produtiva da sardinha no Brasil.

Confira aqui a normativa

Orientações para o preenchimento dos formulários de coleta de dados. 

FORMULÁRIOS:

FICHA DE ENTREVISTA DE CAIS - PESCA INDUSTRIAL DE CERCO - ANEXO II da IN SAP/MAPA nº 18, de 10 de junho de 2020

FICHA DE BIOMETRIA - ANEXO III da IN SAP/MAPA nº 18, de 10 de junho de 2020.