Programa Ater Digital

Publicado em 07/10/2020 14h23

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvem um trabalho de grande relevância para a agricultura brasileira, tendo como principal objetivo melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

Embora a Ater tenha importância fundamental para o desenvolvimento do meio rural brasileiro, dados do Censo Agropecuário de 2017 apontam que somente 18,2% dos agricultores familiares brasileiros declararam ter acesso aos serviços de Ater, sendo que o acesso a esse serviço varia consideravelmente de acordo com a região: 48,9% no Sul, 24,5% no Sudeste, 16,4% no Centro-Oeste, 8,8% no Norte e 7,3% no Nordeste.

Considerando que a Ater nos moldes tradicionais tem se mostrado insuficiente para atender o imenso contingente de agricultores brasileiros, é necessário adotar novas estratégias de atuação capazes de aumentar o número de agricultores atendidos. Nesse sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são importantes aliadas no desenvolvimento de uma Ater Digital que amplifique os resultados do trabalho dos extensionistas.

 

Objetivo

O programa Ater Digital tem como objetivo fortalecer e ampliar o Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, por meio de um modelo inovador de governança, promovendo a ampla utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas ações desenvolvidas pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do agro brasileiro, ampliando o acesso dos agricultores a serviços modernos, ágeis e eficientes, aumentando a sua competitividade.

 

Premissas

O programa preconiza o estabelecimento de parcerias inovadoras, contando com recursos públicos e privados no apoio às suas ações. Isso terá como resultado a capilaridade, eficiência e efetividade dos serviços prestados pela extensão rural e pela assistência técnica.

 

Público-alvo
Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)

 

Eixos de ação:

O programa está pautado em 5 pilares:

  1. Organização e compartilhamento de informações/conhecimentos sobre pesquisa e extensão nas áreas agrícolas;
  2. Modernização da Infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) das instituições públicas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural;
  3. Compartilhamento e/ou desenvolvimento de sistemas/aplicativos que visam a melhoria da produtividade, da qualidade dos produtos agrícolas e a otimização de recursos;
  4. Capacitação dos extensionistas das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural Públicas para utilizarem os recursos móveis de Tecnologia da Informação com fins de fortalecer as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural; e
  5. Criação de Hub Piloto de Informação e Gestão Tecnológica para Agricultura Familiar.

 

Duração

A primeira fase do programa ocorrerá entre os anos de 2020 e 2022.

 

Benefícios

 

  • Produtores rurais assistidos pela extensão rural e pela assistência técnica;
  • Agilidade no atendimento dos extensionistas aos produtores rurais;
  • Acesso mais rápido aos conhecimentos tecnológicos e inovadores sobre produção agrícola;
  • Apoio à integração entre as ações de pesquisa com a extensão rural e assistência técnica; e
  • Incentivo à produtividade e competitividade da agricultura brasileira.

 

Gestão

O programa Ater Digital é coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), por meio do Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DDC), e conta com a participação de vários parceiros, como a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Informações

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail ater.digital@agricultura.gov.br ou pelos telefones (61) 3276-4675/ 3276-4674.