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Treinamento

CGU realiza lives de capacitação sobre novo Fala.BR

Cerca de mil servidores de 268 órgãos federais foram treinados sobre funcionalidades e mudanças da ferramenta que substituirá o e-SIC
Publicado em 24/07/2020 16h05 Atualizado em 24/08/2020 16h10

A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), realizou, nas últimas duas semanas, capacitações online destinadas a 268 órgãos e entidades federais sobre o novo Fala.BR (Módulo Acesso à Informação). A ação reuniu cerca de mil servidores que atuam nas equipes dos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) – autoridades de monitoramento e respondentes – para apresentar as novidades e funcionalidades do sistema.

 

Com o objetivo de promover um espaço de conhecimento entre os SICs e alcançar o maior número de pessoas, o treinamento a distância foi realizado no formato de live, por meio da plataforma Microsoft Teams, oferecendo quatro turmas em diferentes datas, com a última acontecendo no dia 23 de julho de 2020.

A abertura dos eventos foi conduzida pelo diretor de Transparência e Controle Social, Otávio Neves, que destacou as melhorias do sistema que substituirá o e-SIC, com previsão de lançamento na última semana de agosto. “O e-SIC foi fundamental para o sucesso da Lei de Acesso à Informação (LAI) nesses oito anos de vigência. Por isso, não estamos medindo esforços para que a transição para o Fala.BR seja a mais segura possível, garantindo o ótimo serviço prestado pela CGU a todos os usuários”, afirmou.

Já a apresentação do conteúdo e ambiente de gestão do Fala.BR ficou a cargo da equipe da Coordenação-Geral de Governo Aberto, sendo conduzida pelo servidor José Carlos Barbosa. O treinamento foi dividido em três blocos: Cadastro de Servidor e Atualização do Cadastro do SIC; Pedidos: Como Consultar, Responder, Prorrogar e Alterar Tipo; Recursos, Sistema de Transparência Ativa (STA) e Relatórios”. Ao final de cada bloco, os participantes puderam tirar dúvidas com perguntas por meio do chat da ferramenta.

vídeo da última live está disponível, para compartilhamento, no canal da CGU no YouTube. Antes do lançamento do Fala.BR, a STPC também disponibilizará o ambiente de treinamento para os servidores dos SICs e consolidará um documento com as principais perguntas e respostas feitas no treinamento.  

Fala.BR

A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), desenvolvida pela CGU, reúne funcionalidades do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv). A partir de um mesmo canal será possível ao cidadão realizar diversas tarefas, como encaminhamento de manifestações (pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.