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LAI: Governo Federal responde cerca de 3,5 mil pedidos relacionados à Covid-19

Pedidos sobre a situação de emergência de saúde correspondem a 15,2% do total. Ministério da Cidadania é o órgão mais demandado
LAI: Governo Federal responde cerca de 3,5 mil pedidos relacionados à Covid-19

Informe dá transparência sobre as estatísticas da LAI durante a atual emergência de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus

Os órgãos e entidades federais já responderam 3.467 pedidos de acesso à informação relacionados ao novo coronavírus (Covid-19). O número corresponde a 15,2% do total de pedidos respondidos (19.288), desde a criação da nova categoria sobre a pandemia, no dia 27 de março, no e-SIC. Essas e outras estatísticas fazem parte da última versão do Informe Semanal da LAI, levantamento atualizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) até a última sexta-feira (15).  

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Do total de 3.467 pedidos da categoria sobre o coronavírus, o órgão que mais respondeu foi o Ministério da Cidadania, com 1.817 (52%); seguido da Caixa Econômica Federal (703) e do Ministério da Saúde (288). A lista dos dez órgãos que mais responderam pedidos de LAI nesse critério é a seguinte:

Posição

Órgão Destinatário

Pedidos Covid-19

Percentual

1

Ministério da Cidadania

1.817

52%

2

Caixa

703

20%

3

Ministério da Saúde

288

8%

4

Ministério da Economia

164

5%

5

Ministério das Relações Exteriores

64

2%

6

Secretaria de Comunicação Social - PR

46

1%

7

Banco do Brasil

42

1%

8

BNDES

39

1%

9

Agência Nacional de Saúde Suplementar

26

1%

10

Ministério da Defesa

17

0,5%


Além dos números agregados, a sociedade pode ainda consultar o teor das respostas aos pedidos sobre a categoria coronavírus por meio da ferramenta Busca de Pedidos e Respostas da LAI

Pedidos

O Informe Semanal da LAI tem o objetivo de dar transparência à sociedade sobre as estatísticas de pedidos e recursos, durante a atual emergência de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o levantamento da CGU, a média de pedidos recebidos e respondidos tem aumentado com o passar das últimas semanas. 

 

 

No período após o Decreto de Calamidade Pública, de 20 de março a 15 de maio (data da última atualização), os órgãos e entidades federais responderam 26.865 pedidos. A média diária do período subiu de 453 para 471 pedidos respondidos nas últimas semanas. Do total de 25.170 pedidos respondidos no período, houve uma aumento mais significativo da média, de 416 para 442 pedidos respondidos dia, elevação de 6,25% na comparação entre semanas. 

Os dados do informe foram extraídos do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e do Painel da LAI. O levantamento é atualizado semanalmente no site do Acesso à Informação, na seção Monitoramento da LAI.