Notícias
Pontos focais do novo Sisbin reúnem-se pela primeira vez em Brasília
Pontos focais dos mais de 40 órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) reuniram-se em Brasília/DF, nesta quarta-feira – 28 de agosto –, para um primeiro encontro de alinhamento após a reestruturação do Sisbin, formalizada pelo Decreto nº 11.693/2023.
O Decreto modernizou o Sistema ao alterar a estrutura do colegiado, criar novas categorias de membros, otimizar as formas de acesso, permitir a participação dos estados e viabilizar melhor governança.
A ABIN reuniu as instituições para apresentar detalhes sobre a nova legislação e fortalecer a integração entre os parceiros.

“Nós todos estamos aqui porque nós temos um compromisso com os fatos, nós temos um compromisso com a verdade e nós temos um compromisso com o assessoramento de mais alto nível para as autoridades que precisam destas informações no seu dia a dia”, afirmou o diretor-adjunto da ABIN, Marco Cepik.
“Esse compromisso com a verdade e com a antecipação das crises que cada um dos nossos órgãos enfrenta nos irmana nesse processo de reorganização que vem sendo feito do Sisbin. A ABIN pretende continuar como a facilitadora do diálogo e da cooperação entre os órgãos”, complementou o gestor.

Novo Sisbin
O coordenador-geral do Sisbin (CGSisbin) participou do encontro e detalhou a nova estrutura e o funcionamento do Sistema para os representantes dos órgãos parceiros.
O Sisbin passou a contar com cinco categorias de órgãos e entidades após o Decreto nº 11.693: órgão central – a ABIN –, órgãos permanentes, órgãos dedicados, órgãos associados e órgãos federados. Antes, havia só uma classificação para todas as instituições.
“A gente faz a produção e a integração de Inteligência. Produzir conhecimentos e integrar os órgãos parceiros é a razão da existência do Sisbin”, destacou o coordenador-geral.
Iniciativas de integração para os próximos meses também foram apresentadas. A lista inclui ações como cursos, compartilhamento de informações sobre os pontos focais e reuniões de integração. Encontros estaduais e das cinco regiões do país estão sendo realizados desde o ano passado.