Notícias

Jogo Limpo

ABCD realiza treinamento virtual para participantes da Regata Continental de Qualificação Olímpica e Paralímpica das Américas

Evento que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de março vale vaga para os Jogos de Tóquio 2021
Publicado em 02/03/2021 19h04 Atualizado em 02/03/2021 19h05

Antes mesmo de o primeiro barco entrar na água para a Regata Continental de Qualificação Olímpica e Paralímpica das Américas, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) marcou presença no evento que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de março. Em parceria com a Confederação Brasileira de Remo (CBR) e com Federação Internacional de Remo (World Rowing), a ABCD promoveu um treinamento de educação antidopagem para os participantes das provas classificatórias para os Jogos de Tóquio 2021.

São 21 países com atletas em busca das vagas olímpicas e paralímpicas pelo continente americano, no evento que conta com o apoio da Secretaria Especial do Esporte. A secretária nacional da ABCD destacou a oportunidade de expandir as ações antidopagem promovidas pela Autoridade Brasileira para além das fronteiras do país.

“Estamos cumprindo parte da nossa missão com o aprofundamento das parcerias internacionais. Tivemos amplo respaldo da World Rowing, o que mostra que estamos realizando um trabalho que está sendo reconhecido e que dá credibilidade ao Brasil para diversas iniciativas no tema”, comentou Luísa Parente, que fez a abertura do treinamento junto à representante continental da Federação Internacional de Remo, Victoria Aguirre.

Além delas, realizaram o treinamento a coordenadora-geral Científica da ABCD, Adriana Taboza, que tratou sobre Autorização de Uso Terapêutico (AUT), Whereabouts (Sistema de Localização) e Lista de Substância e Métodos Proibidos, o diretor executivo da ABCD, Anthony Moreira, que falou sobre as consequências e sanções por violação das regras antidopagem, e a coordenadora de educação da ABCD, Cristiane Araújo.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania