Notícias

Comissão Nacional de Atletas

ABCD promove palestra sobre antidopagem no esporte em reunião do Comissão Nacional de Atletas

Integrantes da CNA são embaixadores informais da entidade na missão de difundir a prática do jogo limpo no país
Publicado em 09/11/2020 14h10
09112020_abcd.jpeg

Os integrantes da Comissão Nacional de Atletas (CNA) que participaram da reunião virtual realizada nesta sexta-feira (06.11) tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema antidopagem.

A reunião foi marcada por uma apresentação realizada pela diretora técnica da Autoridade Brasileira Antidopagem (ABCD), a ex-tenista profissional Fernanda Bini. A secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, também participou do encontro.

Como os integrantes do CNA têm muito contato com os demais atletas e muitos ministram palestras para públicos variados, incluindo o mais jovem, levar a eles cada vez mais informação sobre o jogo limpo e o trabalho da ABCD certamente nos ajuda a fazer com que a cultura antidopagem seja cada vez mais difundida”

Fernanda Bini, diretora técnica da ABCD

O evento reuniu, além do presidente da CNA, Mosiah Rodrigues, o nadador paralímpico Daniel Dias; a ex-nadadora Flavia Delaroli; a ex-corredora Rosemar Coelho; a ex-atleta do salto com vara Luciane Dambacher; a ex-jogadora de vôlei Virna e a atleta do goalball Simone Rocha.

Os integrantes da CNA, considerados pela ABCD como embaixadores da antidopagem no Brasil, foram apresentados a um histórico sobre a evolução do processo antidopagem no mundo, desde a origem da Agência Mundial Antidopagem (Wada, na sigla em inglês, e AMA, no Brasil) ao surgimento da ABCD.

Na sequência, Fernanda Bini detalhou diversos aspectos ligados à cruzada antidopagem. Temas como a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, o Código Antidopagem, a Autorização de Uso Terapêutico (AUT) e o Sistema de Localização (Whereabouts), entre outros, foram abordados.

“Todos os integrantes da CNA têm uma ligação muito forte com diversas comunidades esportivas e são espelhos em suas modalidades. Por isso são embaixadores da ABCD”, ressaltou Fernanda Bini.

“Como eles seguem tendo muito contato com os demais atletas e muitos ministram palestras para públicos variados, incluindo o mais jovem, a quem precisamos muito alcançar, levar aos integrantes da CNA cada vez mais informação sobre o jogo limpo e o trabalho que é realizado pela ABCD certamente nos ajuda no processo de fazer com que a cultura antidopagem possa ser cada vez mais difundida em nosso país”, prosseguiu a diretora técnica da ABCD.

“A CNA tem papel muito importante no processo do desenvolvimento e de evolução do esporte no Brasil. E essa evolução exige que nossos integrantes estejam cada vez mais bem informados sobre diversos temas, entre eles a antidopagem, que tem papel fundamental na vida de qualquer atleta”, pontuou Mosiah Rodrigues.

“Uma iniciativa como esta da ABCD, que aceitou nosso convite para nos levar mais informações sobre o jogo limpo, é muito importante. Tenho certeza de que a reunião de hoje foi proveitosa para todos e serviu para que pudéssemos aprofundar nossos conhecimentos. Com isso, podemos contribuir e ajudar a levar essas informações adiante”, continuou o presidente da CNA.

A CNA

A Comissão Nacional de Atletas (CNA) é resultado de uma antiga reivindicação da classe. Durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha, em 1992, esportistas como Aurélio Miguel, Luiz Felipe Azevedo, Oscar Schmidt, Lars Grael e Torben Grael já levantavam, em conversas informais, a ideia de conquistar uma maior participação na política esportiva nacional. Desde então, os atletas vinham tentando encontrar uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o governo.

» Conheça os indicados para a CNA para o biênio 2020-2022, de acordo com a portaria nº 1, de 6 de dezembro de 2019

A criação da comissão veio pela Portaria n° 127, de 17 de Outubro de 2000, para representar os interesses da classe junto ao Governo Federal. Depois de nove anos de inatividade, a Comissão Nacional de Atletas foi reativada no dia 29 de abril de 2015 e, desde então, tem sido atuante no debate esportivo nacional.

Atualmente, por meio do Decreto nº 10.056, de 14 de outubro de 2019, foi instituída à Comissão Nacional de Atletas no âmbito do Ministério da Cidadania, enquanto órgão colegiado de assessoramento para construção da Política Nacional de Esporte.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania