Notícias

Jogo Limpo

ABCD participa de discussão sobre passaporte biológico em congressos de medicina do esporte

Eventos brasileiro e sul-americano são totalmente virtuais e têm início nesta sexta-feira (30.10). Mesa-redonda com secretária nacional e coordenadora científica da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem será no domingo
Publicado em 29/10/2020 19h23
29102020_ABCD.jpg

Foto: Roberto Castro/Min. Cidadania

O 32º Congresso Brasileiro de Medicina e do Exercício do Esporte e o 12º Congresso Sul-Americano de Medicina do Esporte contarão com a participação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em uma mesa-redonda sobre passaporte biológico.  Os eventos, totalmente virtuais, têm programação conjunta, com início nesta sexta-feira (30.10) e término no domingo (01.11).

O passaporte biológico de um atleta é um acompanhamento eletrônico individual, no qual perfis de marcadores biológicos, como sangue, por exemplo, são monitorados durante um determinado período de tempo. Com isso, eventuais violações ao Código Mundial Antidopagem podem ser detectadas quando variações dos níveis desses parâmetros estão fora dos limites permitidos.

O diretor executivo da ABCD, Anthony Moreira, será o mediador do painel “A evolução do passaporte biológico na antidopagem”, que contará com as participações da secretária nacional Luisa Parente, da coordenadora científica da ABCD, Adriana Taboza, e do diretor do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), Henrique Marcelo Pereira. O debate começa às 10h de domingo, na sala 3, e vai até as 11h.

Antes, a partir das 9h, Anthony Moreira vai coordenar a conferência da bacteriologista e clínica laboratorial Gina María Herrera. Especialista em gestão esportiva, a profissional colombiana trabalhou por três anos no Laboratório de Controle de Dopagem de seu país e, nos últimos oito anos, tem atuado na Organização Antidopagem da Colômbia.

O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina e do Exercício do Esporte, entidade que integra o Fórum Brasileiro Antidopagem. São três salas simultâneas, com simpósios, mesas-redondas, conferências e atividades especiais nos dias de evento, sempre com início às 8h30.

Confira a programação completa aqui

SERVIÇO
32º Congresso Brasileiro de Medicina e do Exercício do Esporte e o 12º Congresso Sul-Americano de Medicina do Esporte

Domingo (1.11)
9h às 10h – Conferência: “A história e a evolução do passaporte biológico”
Apresentação: Anthony Moreira (diretor executivo da ABCD)
Conferencista: Gina María Herrera (bacteriologista e clínica laboratorial da Autoridade Antidopagem da Colômbia) 

10h às 11h – Mesa-redonda “A evolução do passaporte biológico na antidopagem”
O papel do LBCD no passaporte biológico – Henrique Marcelo Pereira (diretor do LBCD)
Os desafios para implantação do Programa de Passaporte Biológico – Adriana Taboza (coordenador científica ABCD)
Os investimentos da ONAD/NADO brasileira no passaporte biológico – Luisa Parente (secretária nacional da ABCD)

Diretoria de Comunicação