Notícias

Educação

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Brasileiro Antidopagem

Evento ocorrerá de forma virtual entre os dias 23 e 25 de junho e tem como objetivo promover e difundir a cultura do Jogo Limpo
Publicado em 07/06/2021 16h48

As inscrições para o 3º Seminário Brasileiro Antidopagem estão abertas. O evento virtual acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho, a partir das 18h45, com duração diária de uma hora e meia. Promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) junto aos seus parceiros institucionais, o seminário contará com palestras, mesas redondas, painéis e convidados internacionais da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) e da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

Para se inscrever clique aqui e preencha o formulário 

O evento é voltado para a comunidade esportiva em geral: atletas, dirigentes, comissão técnica, além de profissionais que atuam na área, desde médicos, nutricionistas, educação física a advogados e jornalistas. O objetivo é promover um amplo acesso à informação oficial e disseminar a cultura antidopagem pelo país.

“O seminário é preparado pela ABCD com os parceiros do Sistema Brasileiro Antidopagem e do Fórum Antidopagem e, não por acaso, ocorre na semana de comemoração do Dia Olímpico, 23 de junho, que nos remete a essa filosofia calcada nos valores do esporte e vai ao encontro da nossa missão de disseminar a cultura do Jogo Limpo e ser referência internacional na área de educação antidopagem”, detalhou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD.

Os conteúdos são para atletas em início de carreira aos do alto rendimento e a comunidade esportiva em geral e se encaixam no Plano de Educação lançado pela ABCD no início do ano. “Um dos pilares da nossa atuação é proporcionar um amplo acesso à informação, sensibilizando e conscientizando todos os envolvidos para que a educação antidopagem se consolide no meio esportivo”, aponta Cristiane Vera, coordenadora de Educação da ABCD.

No primeiro dia do seminário a temática será em torno da “Gestão Esportiva Antidopagem”, com público-alvo prioritário composto por dirigentes, comissões técnicas e pessoal de apoio aos atletas. Além dos profissionais da ABCD e convidados da AMA-WADA e da ADoP, representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) vão participar do encontro.

No dia 24 de junho, a abordagem será sobre “Considerações Técnicas e Científicas sobre a Antidopagem”, voltada para atletas, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. As palestras contarão com representantes da ABCD, da Comissão de Autorização de Uso Terapêutico (CAUT), da Comissão Nacional de Atletas (CNA), do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), dentre outros.

No último dia do seminário o tema será “Comunicação Antidopagem Assertiva e Responsável”, com público-alvo composto por profissionais da imprensa, gestores, comissão técnica, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. Participam representantes da ABCD, da Justiça Desportiva Antidopagem (JAD), do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), além de jornalistas com experiência no mercado e em coberturas esportivas.

Ao final do evento, os inscritos receberão certificado de participação.

Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania