Notícias

#JOGOLIMPO

Estande da ABCD promove conscientização sobre controle de dopagem em Cascavel (PR)

Ação educativa foi promovida durante o Campeonato Loterias Caixa Sub 16 de atletismo
Publicado em 05/10/2021 22h19 Atualizado em 05/10/2021 22h22

Foto: Divulgação ABCD

Educar e prevenir os jovens atletas quanto às consequências do uso de substâncias da Lista Proibida, seus efeitos negativos para a saúde, bem como o impacto para a carreira esportiva no caso de violações das regras antidopagem. Com esse objetivo, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esteve, entre os dias 1 e 3 de outubro, durante o Campeonato Loterias Caixa de Atletismo Sub 16, disputado em Cascavel (PR).

A ação da ABCD é realizada por meio do estande #JogoLimpo, que transmite valores do esporte, como ética, respeito aos adversários, honestidade e dedicação e compromisso. Em Cascavel, a iniciativa foi viabilizada por meio da parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Os atletas aprenderam sobre as etapas do controle de dopagem para quando chegar a hora de participarem de uma coleta saberem exatamente como funcionam os procedimentos. Também tiveram a chance de entender como funciona a Autorização de Uso Terapêutico (AUT), recurso utilizado no caso de atletas precisarem, por alguma exigência de saúde, ter acesso a alguma das substâncias que normalmente são vetadas pelo código antidopagem.

Segundo a secretária Nacional da ABCD, Luísa Parente, o contato direto da entidade com os atletas pretende conscientizar a futura geração sobre os riscos no uso de substâncias e métodos proibidos, prepará-los para serem submetidos à testagem como parte do Jogo Limpo, e, acima de tudo, auxiliá-los, por meio de informação e educação, na tomada de decisão nos momentos mais sensíveis ao longo da carreira esportiva.

“É maravilhoso atender os atletas novamente de forma presencial, respeitando protocolos e cuidados necessários. A parte educacional é, sem dúvida, uma atividade permanente e importante. Cada contato e orientação oferecida vira uma semente que dará frutos, tanto para o atleta que vai se tornar esportista de alto rendimento, quanto para aqueles jovens que irão seguir outras profissões dentro do universo esportivo, como treinadores, médicos e nutricionistas", explicou Luísa Parente. 

Mesmo com as restrições impostas durante o período de pandemia, a ABCD continuou promovendo o trabalho educativo e de conscientização. A entidade participou presencialmente do XL Troféu Brasil de Atletismo, no mês de junho, em São Paulo, do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub 18 - SP, em agosto; e nas Paralimpíadas Universitárias - SP, em setembro.

#JogoLimpo

A campanha #JogoLimpo é uma ferramenta de disseminação de informação que unifica a luta contra a dopagem no esporte. Ela é derivação do exemplo da Agência Mundial Antidoping (AMA), cujo lema é #PlayTrue. Ela faz parte das estratégias de atuação da ABCD para o amplo e permanente combate contra a dopagem, que comporta programas, projetos e ações no desenvolvimento da antidopagem no Brasil. A ação visa sensibilizar, conscientizar e dar ampla divulgação a fatos e conteúdo antidopagem de interesse geral.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania