Apresentação

A vida dos brasileiros é digital. Cada vez mais, cidadãos e empresas querem facilidade em seu dia a dia e buscam utilizar canais eletrônicos para realizar suas atividades cotidianas. E isso se aplica também ao consumo de serviços públicos. Ninguém quer perder tempo com a burocracia, nem ter que se deslocar fisicamente para acessar direitos ou cumprir obrigações. Em todos os níveis – municípios, estados e a União – os governos precisam se adaptar a essa realidade. E o caminho para isso é, sem dúvida, o estabelecimento de uma estratégia de transformação digital.

Desde 2017, o governo brasileiro vem conduzindo uma estratégia para transformação digital de serviços na esfera federal. Essa estratégia visa a facilitar a vida de cidadãos, empresas, organizações e outros entes administrativos, disponibilizando serviços públicos por canais digitais de qualidade, de forma rápida, eficiente e econômica. Nossa premissa principal é privilegiar, sempre, a perspectiva e o interesse do usuário na prestação de serviços públicos.

A estratégia de governo digital em curso, liderada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio permanente da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria – Geral da Presidência da República, tem conseguido gerar resultados positivos nos eixos que compõem a transformação digital: i) oferta de serviços públicos digitais; ii) unificação de canais digitais; iii) interoperabilidade de dados; iv) segurança e privacidade; e v) otimização de infraestrutura de tecnologia da informação.

Em razão desse trabalho, frequentemente, estados e municípios têm procurado o governo Federal para auxiliá-los na elaboração e implementação de estratégias digitais em suas regiões. Por conta dessa demanda, e a partir da experiência acumulada em três anos de atuação, elaboramos este pequeno guia de transformação digital, listando dez passos que podem contribuir a estados e municípios que desejam trilhar seus caminhos de transformação digital sem precisar passar pelas dificuldades que enfrentamos na esfera federal.

É importante ressaltar que este é um guia baseado nos erros e acertos do caminho percorrido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, no âmbito da transformação digital, nos últimos anos. Este documento não se propõe, de maneira alguma, a ser um guia definitivo de referência, nem apresentar um caminho único para aqueles que desejem iniciar suas estratégias de transformação digital, nem tem a pretensão de esgotar todos os elementos que integram as diversas estratégias de transformação digital existentes.

São muitas as trilhas possíveis – há muitas formas e formatos para se fazer a transformação digital no governo. As sugestões que apresentamos aqui conformam apenas um caminho possível, baseado em nossa experiência, cuja história cremos poder servir de inspiração para outros gestores.