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Publicado em 30/04/2025 14h12 Atualizado em 25/06/2025 17h32

Baneer
.

Circuito 10º Arquivo em Cartaz 

MAIO DE 2025 

 

05/05/2025 - segunda-feira 

 

REGIÃO SUL – PORTO ALEGRE/RS 

 

Local: IFRS – CAMPUS PORTO ALEGRE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul 

Endereço: R. Cel. Vicente, 281 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90030-041 

Público alvo: Estudantes do ensino médio integrado, estudantes dos cursos técnicos e superiores, servidores e demais interessados. 

 

Programação: 

11h: Abertura da exposição "Da enchente à reconstrução: as memórias do IFRS Campus Porto Alegre". 

Local: Átrio do IFRS Campus POA; 

 

14h: Abertura e exibição dos filmes 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 

Local: Auditório 923 (Torre Sul) 

 

14h20 - 14h50 

Filme: A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça (2024) 
Duração: 30 min 

Classificação: 10 anos. 
Sinopse: O filme retrata os impactos da enchente de maio de 2024 nas estruturas da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, bem como o processo de reconstrução. 

 

14h50 - 15h20 

Filme: O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (2024) 

Duração: 27 min 

Classificação: Livre 
Sinopse: Documentário do Brasil de Fato, que retrata o impacto social das cheias extremas no RS para moradores de áreas urbanas, assentados da reforma agrária, além de indígenas e quilombolas. Durante uma semana, o BdF percorreu as regiões mais devastadas do estado, Porto Alegre e o Vale do Taquari. Os relatos duros evidenciam que os moradores não são meramente atingidos. Mesmo quem perdeu tudo tem muito a dizer sobre a relação do problema com as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e as soluções para os prejuízos. 

 
15h30 

Painel: Um ano das enchentes no RS 

 

Dr.ª Anita Job Lübbe  - Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT-4, integrante da Comissão de Gestão da Memória (CMEMO) do Memorial da Justiça do Trabalho. Vice-Presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). Integrante do Comitê do Programa Nacional em Defesa da Memória do Poder Judiciário (Proname). 

 

Paola Rodrigues Bittencourt, Diretora de Gestão de Documentos e Arquivos Substituta do Arquivo Nacional. Doutora em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Servidora do Arquivo Nacional, atua desde 2006 como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, fornecendo orientação técnica e capacitação em gestão de documentos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Atualmente é Coordenadora-geral de Gestão de Documentos, da Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos. 

 

Thiago de Oliveira Vieira, Diretor de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo do Arquivo Nacional. Arquivista do Arquivo Nacional desde 2006, é doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atua como investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20, da Universidade de Coimbra, no Grupo de Investigação de Humanidades Digitais (desde 2019). Tem experiências profissionais na área de arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros.   

 

Aerta Grazzioli Moscon, Diretora do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Aerta Grazzioli Moscon é arquivista e gestora pública. Desde 2019, ocupa o cargo de Diretora de Departamento do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). 

 

Flávia Helena Conrado Rossato, Arquivista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre. Possui mestrado em Patrimônio Cultural, Especialização em Gestão em Arquivos, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência em Gestão documental, patrimônio documental, arranjo e descrição de documentos e conservação de documentos. Atualmente coordena as atividades de recuperação do acervo arquivístico do IFRS/ Campus Porto Alegre atingido pela enchente e atua junto ao projeto de recuperação do acervo do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Trânsito (DNIT). 

 

09/05/2025 - sexta-feira 

REGIÃO NORTE – MANAUS/AM 

Parceria com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Programa de pós-graduação em História e curso de Arquivologia. 

 

Local: UFAM - IFCHS - Auditório Rio Negro. Universidade Federal do Amazonas, Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão - Coroado, Manaus – AM CEP 69067-005. 

Público alvo principal: Comunidade acadêmica, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação (História, Arquivologia, Antropologia, Ciências Sociais, Geografia, Letras e outras áreas). 

Turno do evento: tarde e início da noite 

Horário: 16h às 19h 

 

Programação: 
 

16h:  Abertura Institucional - Representantes do Arquivo Nacional e da UFAM. 

 

Sheila Christina Mueller Mello, Coordenadora-Geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo / Diretora-Geral Adjunta substituta em exercício. Coordenação-Geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo/ DPT. Servidora do Arquivo Nacional desde 2006. Graduanda em Arquivologia no Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi, graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão de Processos e Metodologias Ágeis pelo Ibmec. Atuou como coordenadora-geral de Processamento e Preservação do Acervo. Tem experiências profissionais em gestão, planejamento, estudo de usuários e arquivos permanentes. 

 

Thiago de Oliveira Vieira, Diretor de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo do Arquivo Nacional. Arquivista do Arquivo Nacional desde 2006, é doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atua como investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20, da Universidade de Coimbra, no Grupo de Investigação de Humanidades Digitais (desde 2019). Tem experiências profissionais na área de arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros. 

 

Wellington Bernardelli Silva Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM), Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Doutor em História e Filosofia das Ciências pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (UL). 

 

Rodolfo Almeida Azevedo, Vice Coordenador do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Doutorando em Antropologia Social (UFAM), Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e possui graduação em em História e em Arquivologia pela UFAM.    

 

16h15: 1ª Exibição "Alexandrina, um relâmpago" 

 

Filme: Alexandrina - Um relâmpago (2022) 

Duração: 12 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Alexandrina - Um relâmpago, faz do cinema de invenção um campo fértil de contestação, que ousa rasgar os registros do perverso e mentiroso passado, onde Alexandrina, mulher preta da Amazônia, que antes fora reduzida a objeto de estudo, esvaziada do seu vasto repertório de conhecimento e logo jogada ao limbo do suposto esquecimento; agora é o presente! 

 

17h45: Narrativas negras e indígenas na construção da memória 

 

Participantes: 

 
Keila-Sankofa - Artista visual e realizadora audiovisual que exerce a multidisciplinaridade em espaços institucionais, urbanos, além de festivais e mostras de cinema.  Reconhecendo as encruzilhadas das cidades, das telas e dos espaços expositivos como territórios aptos para receberem narrativas para novos mundos. Realiza instalações audiovisuais que exibem vídeos performance, fotos e filmes. Desenvolve pesquisas sobre memória, utilizando a manipulação e ficcionalização, como um aparato laboratorial que recria e especula histórias que legitimam e sugerem padrões. 

 

Rafaela Fonseca da Silva - Associação Crioulas do Quilombo – Mulher negra, quilombola, faz parte da quinta geração de mulheres do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito- Manaus/AM. Produtora Cultural, Membra fundadora da Associação das Crioulas do Quilombo, graduada em Licenciatura em Pedagogia (Uninorte), Especialista em Docência do Ensino Superior (Uninorte) e em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia (IFAM) e Mestra em Ensino Tecnológico pelo IFAM.   

 

Izabel Cristine Silva dos Santos – Izabel Munduruku – Movimento de Estudantes Indígenas (MEIAM) é Coordenadora do MEIAM, Doutoranda do PPGH-UFAM, mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduada em História pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). 

 

Patrícia Alves-Melo, Assessora Histórica do Projeto Direito à Memória, professora titular da UFAM, Mestre e Doutora em História (UFF), pós-doutorado na UNICAMP e na Universidade de Lisboa. É bolsista de produtividade do CNPq e atua no PPGH-UFAM. Atualmente, exerce mandatos na CAPES como Coordenadora da Área de História, Representante do Colégio de Humanidades no CTC – ES e integra a Rede de Historiadorxs Negrxs. 

 

18:30h - 2ª Exibição "Alexandrina, o relâmpago" 

 

Filme: Alexandrina - Um relâmpago (2022) 

Duração: 12 min 

 

Classificação: Livre 
Sinopse: Alexandrina - Um relâmpago, faz do cinema de invenção um campo fértil de contestação, que ousa rasgar os registros do perverso e mentiroso passado, onde Alexandrina, mulher preta da Amazônia, que antes fora reduzida a objeto de estudo, esvaziada do seu vasto repertório de conhecimento e logo jogada ao limbo do suposto esquecimento; agora é o presente! 

 

19/05/2025 - segunda-feira 

 

REGIÃO SUL – SANTA MARIA/RS 

Parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-reitoria de Extensão, do Centro de Convenções UFSM, do Departamento de Arquivo Geral, dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História e do Departamento de Arquivologia. 

 

Local: Centro de Convenções UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. 

Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, Santa Maria - RS, 97105-340. 

Público alvo: público em geral. Comunidade acadêmica da UFSM, Cursos de graduação em pós-graduação e departamento de História e Arquivologia. Atuantes no processo de recuperação e preservação do patrimônio documental atingido pelas enchentes, comunidade de Santa Maria em geral.  

Turno do evento: Final da tarde e início da noite 
Horário: 16h às 20:30h 

Temas a serem mobilizados: Questões ambientais e a preservação dos arquivos, defesa do patrimônio documental diante das catástrofes ambientais, 1 ano após as enchentes no Rio Grande do Sul. 

 

Programação: 

16h: Exposição fotográfica “Retratos de Resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo”  – Hall Centro de Convenções. 

Exposição fotográfica "Retratos de Resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo". Parceria entre o Departamento de Arquivo Geral UFSM e a Oficina de Fotografia do Programa Movimenta, oferecida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas  UFSM. Curadoria: Beto Fidler e Cristina Strohschoen 

 
16h-16h40: Abertura da Cerimônia 

  

Prof. Dr. Luciano Schuch. Reitor da Universidade Federal de Santa Maria  - 10 min máx. 

Prof. ª Dr.ª Mônica Lima Souza. Diretora-Geral do Arquivo Nacional - 20 min máx.  

 

Falas em retrospectiva do processo enfrentado diante das enchentes e do trabalho para recuperação dos arquivos 

 

Débora Flores, Diretora do Departamento de Arquivo Geral da UFSM: - 10 min máx 

 

Luciano Schuch, Eleito para gerir a Universidade de 2022 a 2025, é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 1999, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma Instituição. Durante os anos de 2018 a 2021 foi Vice-Reitor da Instituição. Atualmente é Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM. Atuou como diretor do Centro de Tecnologia de 2014 a 2017 e participou dos Comitês de Organização de Seminário de Eletrônica de Potência e Controle, em 2010, 2011 e 2013. Foi o Secretário Geral do 12º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, em 2013, e possui duas patentes de invenção depositadas. 

 

Mônica Lima e Souza, Diretora-Geral do Arquivo Nacional. Monica Lima é historiadora, com mestrado em Estudos de África no El Colégio de México e doutorado em História Social na UFF. É professora do Instituto de História da UFRJ e tem longa experiência em pesquisa em arquivos em diferentes partes do mundo, e uma trajetória também extensa como docente de História para a Educação Básica e formação de professores, e de História da África e da população africana no Brasil para o ensino superior. Tem trabalhos sobre o patrimônio africano e afro-diaspórico, e atuou também em projetos de consultoria para museus. 

 

Débora Flores, Formada em Arquivologia pela UFSM, especialista em Gestão de Negócios e mestre em Patrimônio Cultural. Foi professora substituta no Departamento de Documentação da UFSM (2013/2014) e Presidente da Associação dos Arquivistas do RS (2012/2015). Atuou como Diretora do Arquivo Público do Estado (2015/2016), implementando o Processo Eletrônico no RS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPQ UFF Ged/A e membro da Subcomissão do SIGA/MEC. Atualmente, é arquivista e Diretora do Arquivo Geral da UFSM e Encarregada de Dados Pessoais da LGPD. 

 

16h40 – 18h: Cerimônia de homenagem aos voluntários na recuperação dos arquivos atingidos pelas enchentes. 

  

18h30-19:30h: Exibição de filmes 

 

Filme: A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça (2024) 
Duração: 30 min 

Classificação: 10 anos. 
Sinopse: O filme retrata os impactos da enchente de maio de 2024 nas estruturas da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, bem como o processo de reconstrução. 

 

Filme: “O Que Sobra de Tudo que Falta” 

Duração: 30 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: "O Que Sobra de Tudo que Falta" é um audiovisual produzido na Universidade Federal de Santa Maria em 2018. Tem produção, direção, roteiro, edição e captação de imagem de Kamila Flores Ruas, orientação de Cássio dos Santos Tomaim e coorientação de Marilice Daronco. Sua temática está profundamente ligada com o racismo ambiental e as emergências climáticas. Debate questões como sustentabilidade, meio ambiente, trabalho Feminino e reciclagem a partir das trabalhadoras de uma associação de reciclagem de Santa Maria. Documentário concorrente na Mostra Acervos, que integra a 10ª Edição do Festival Arquivo em Cartaz, na categoria júri popular. 

 

19:30h-20h30: Diálogos sobre a importância da produção audiovisual 

 

Diálogos sobre a importância da produção audiovisual e da produção audiovisual diante das memórias sobre os impactos ambientais. 

 

Gilvan Odival Veiga Dockhorn,  Graduado em História pela UFSM, mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em História das Sociedades Ibero Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento junto ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. É Investigador colaborador do Grupo 1 - História e Memória do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra desde 2014. Membro do Conselho Científico da Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia (REFAT) desde 2016. Professor Associado da UFSM, no Departamento de Turismo. Professor do Núcleo Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM. Coordenador do Cineclube da Boca da UFSM e do Curso de Extensão em Produção de Cinema e Audiovisual da UFSM.  

 

Paulo Tavares - É um dos principais nomes da comunicação comunitária e do audiovisual em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele é o fundador da TV OVO, uma iniciativa que surgiu em 1996 a partir de oficinas de vídeo com adolescentes na Vila Caramelo, região periférica da cidade. Na época, Tavares atuava como dirigente do Sindicato dos Bancários e coordenador cultural da associação comunitária local. A TV OVO se consolidou como um espaço de formação audiovisual, produção independente e valorização da memória e cultura locais. Entre os projetos dirigidos por Paulo Tavares estão os curtas-metragens "Poeira" (2015) e "Existência" (2019), premiados no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Também dirigiu Cidade de Lona (2022), que narra a história da ocupação Nova Santa Marta em Santa Maria. Além de seu trabalho na TV OVO, Tavares teve papel importante na criação do SMVC e na fundação da Estação Cinema, associação de profissionais do audiovisual da cidade. Em 2022, foi homenageado na Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens do SMVC, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o cinema e a cultura local. Atualmente é Coordenador do Núcleo Audiovisual do EduTech - Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo. 

 

Franciele Rocha de Oliveira (Mediadora), Coordenadora-Geral de Relações Institucionais do Arquivo Nacional. Doutora, Mestra e Graduada em História pela UFSM. Membro-fundadora do Grupo de Estudos Sobre pós-Abolição (GEPA UFSM). Foi vencedora do Prêmio ADPERGS de Direitos Humanos Lélia Gonzalez em 2022. Atuou como Historiadora contratada pelo INCRA/RS, no Relatório Técnico da Comunidade Quilombola Rincão dos Fernandes. Foi Vencedora do Prêmio de Melhor Tese do LASA BRAZIL AWARDS 2024, concedido pela Latin American Studies Association Brazil. Atuou na assessoria histórica do longa Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor (2022). É roteirista e co-produtora do curta-documentário Negros Laços, que aborda as histórias de famílias negras escravizadas em Santa Maria/RS, contemplado pela Lei Aldir Blanc. 

 

Marilice Daronco, Jornalista, Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Especialista em Cinema pela UFN, em Branding pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia e com MBA em Marketing pela USP/Esalq. Pós-graduanda em Neuromarketing pelo Instituto Brasileiro de Neuromarketing. Tem experiência em jornalismo multiplataforma e cinema. Possui interesse em estudos de audiovisual, história do cinema, memória, história oral e de vida. É autora de dois livros sobre a história dos pioneiros do cinema em Santa Maria.

 

24/05/2025 - sábado 

 

REGIÃO SUDESTE – RIO DE JANEIRO/RJ 

Parceria com Leão Etíope do Méier.  

Local: Leão Etíope do Méier 

Endereço: Praça Agripino Grieco. Méier, Rio de Janeiro - RJ, 20710-010. 

Público alvo: Público geral; 

Proposta de horário: 17h às 23h 

 

Programação:  

17h: Abertura 

Pedro Rajão, produtor cultural - Leão Etíope do Méier. 

Pedro Rajão, Produtor cultural, curador musical, DJ, pesquisador de música africana e cineasta. Diretor e produtor do documentário ANIKULAPO, que retrata a história de Fela Anikulapo Kuti. Em 2018, Rajão cofundou o projeto NegroMuro ao lado do muralista Fernando Cazé. A iniciativa transforma muros da cidade em uma galeria a céu aberto, homenageando personalidades negras que marcaram a história brasileira. Idealizador e produtor do Leão Etíope do Méier (projeto premiado com o Diploma da Com. de Cultura da ALERJ). 

 

17h30: Exibição dos documentários 

 

17h30-18h 

Filme: Povos - Territórios, identidade e tradição (2021) 

Duração: 33 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: O Documentário revela papel da cartografia social para defesa de territórios tradicionais de RJ e SP. Imaginem um território cheio de diversidade, desafios, lutas histórias e reivindicações que mobilizam povos e comunidades tradicionais em busca de garantir a continuidade de suas vidas e culturas. Nesse lugar, localizado no litoral entre o Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo, o movimento do Fórum de Comunidades Tradicionais realiza uma grande cartografia social chamada de Projeto Povos. O documentário foi feito por diversas mãos durante os percursos que fizeram com que a cartografia social fosse realizada nos primeiros anos de projeto e narra parte dessa trajetória junto aos povos caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Ubatuba. Reivindicação histórica do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação, exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o FCT e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participam também a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY) e a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), que completam o conselho do projeto com a missão de garantir que todos os direitos das comunidades sejam respeitados. 

 

18h-18:17h 

Filme: Mensageiras da Amazônia (2022) 

Duração: 17 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Na Terra Indígena Sawré Muybu, no sudoeste do Pará, três mulheres munduruku integram o Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, que divulga as denúncias dos indígenas para além das margens do rio Tapajós. Acompanhe essas jovens durante a produção de um documentário sobre as ações de seu povo para proteger a Amazônia e defender o território de invasores, sobretudo de madeireiros e garimpeiros. Expulsar os invasores sempre foi arriscado, mas em tempos de governo Bolsonaro é ainda mais. 

Direção: Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi e Joana Moncau 

Produção: Felipe Garcia 

Roteiro: Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, Joana Moncau e Elpida Nikou 

Fotografia: Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi e Joana Moncau 

Edição: Joana Moncau e Elpida Nikou 

 

18:17h-18:21h 

Filme: Quilombolas da Amazônia (2019) 

Duração: 4 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Conheça um pouco da história dos Quilombolas da Amazônia. Conhecidos como “o povo da fuga”, o povo negro descendente daqueles que foram escravizados no passado. Hoje, os povos Quilombolas resistem e são verdadeiros guardiões da majestosa floresta amazônica. 

Direção: André D’Elia & Fernanda Frazão 

Direção de Fotografia: André de Souza 

Assistente de Câmera: Caique Ribeiro Barboza 

Assistente de Câmera e Edição: Anderson Silva 

Diretor de Produção: Daniel Favaretto  

Técnico de Som: Gustavo Canzian 

Montagem: Júlia Saleh Ferreira Alves 

Trilha Original e Mixagem: Mugshot  

 

Equipe O2 Pós  

Diretor Geral de Pós-produção: Paulo Barcellos 

Coordenação Geral de Pós-produção: Ádilla Regattieri  

Colorista: Cassiana Umetsu  

Conform: Marcelo Alonso  

Laboratório Digital: Rodrigo Madeira  

Laboratório Digital: Paulo Henrique Luma  

Motion Design: Lucas Cainã 

 

18h30 – 21:00h: Aula especial 

Com Mônica Lima e Souza, Diretora-Geral do Arquivo Nacional e Fernanda Kaingang, Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas. 

 

Mônica Lima e Souza, Diretora-Geral do Arquivo Nacional. Monica Lima é historiadora, com mestrado em Estudos de África no El Colégio de México e doutorado em História Social na UFF. É professora do Instituto de História da UFRJ e tem longa experiência em pesquisa em arquivos em diferentes partes do mundo, e uma trajetória também extensa como docente de História para a Educação Básica e formação de professores, e de História da África e da população africana no Brasil para o ensino superior. Tem trabalhos sobre o patrimônio africano e afro-diaspórico, e atuou também em projetos de consultoria para museus. 

Fernanda Kaingang, Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas no contexto do Ministério dos Povos Indígenas, doutora em patrimônio cultural e propriedade intelectual na Faculdade de Arqueologia na Universidade de Leiden na Holanda. Publicou a tese de doutorado intitulada “Direitos Negados, Patrimônios Roubados: Desafios para a proteção dos conhecimentos tradicionais, expressões culturais tradicionais e recursos genéticos dos Povos Indígenas no cenário internacional”. 

 
21h - Show de encerramento com Awurê O grupo musical “Awurê” nasceu em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2018. Awurê significa “Boa sorte”, desejo de bênçãos. O grupo tem como principal diretriz evidenciar os ritmos brasileiros e sons africanos. Todo nosso som tem os tambores como catalisadores no processo de criação, pesquisa e desenvolvimento sonoro. O enfoque à diversidade de sons é o que marca a concepção musical adotada pelo projeto, dentro de um respeito ao sagrado como forma de preservação de nossa memória, resgatando nossa identidade através da cultura e ritmos em diáspora. Com o objetivo de desmistificar e valorizar a cultura negra, mistura arte, culinária, dança, ritmos brasileiros, os toques das religiões de matriz africana, exalta e resgata a importância da influência africana em nossa cultura, a ancestralidade, as religiões e a identidade racial de um povo. 

 

30/05/2025 - Sexta-feira 

 

REGIÃO NORDESTE – SALVADOR/BA 

Parceria com Zumví Arquivo Afro fotográfico 

Local: Zumvi Arquivo Afro Fotográfico. 

Endereço: Zumvi Arquivo Fotográfico. Em frente à Casa do Olodum. Rua Gregório de Matos, nº 29, Pelourinho, Salvador/BA. Cep- 40025060. Telefone: 71 9137-7814. 

Público alvo: Público geral; 

Proposta de horário: 9h-12h30  

 

Programação: 

 

9h – 11h04: Exibição de filmes 

 

9h – 9h25 

Filme: Onde Eu Nasci: Kilombo Jaguara (2024) 

Duração: 25 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Um registro que evidencia a importância do Kilombo Jaguara - através das memórias sobre tradições e saberes diversos, dentre estes, de engenharia e medicina quilombola, antigos utensílios artesanais e até mesmo dificuldades e violências enfrentadas pelo território - hoje, certificado pela Fundação Cultural Palmares. 

 

9h30 – 9h:36h 

Filme: Mãe Jula - Herança e linhagem (2024) 

Duração: 06 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: O minidocumentário "Mãe Jula Pankararu - Herança e linhagem" apresenta o encontro entre legado e continuidade de parteiras tradicionais, especificamente no território indígena Pankararu. O minidocumentário faz parte da tríade de projetos audiovisuais "DE MÃO EM MÃO - Itinerâncias de uma jovem parteira pela tradição Pankararu de partejar". 

 

9h36 – 9h:50 

Filme: O Brilho da Herança (2023) 

Duração: 14 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: "Este curta-metragem revela a jornada de autodescoberta de um jovem quilombola, que utiliza a imagem como meio de reflexão e resgate da memória na Comunidade Quilombola da Caçandoca." 

 

9h50-10:26h 

Filme: Acervo ZUMVI – O Levante da Memória 

Duração: 36 min 

Classificação: 10 anos 

Sinopse: O documentário trata da história do ZUMVI Arquivo Fotográfico, sua luta por preservação e a trajetória profissional do fotógrafo Lázaro Roberto, o "Lente Negra", um dos pioneiros da fotografia documental na Bahia. O acervo contém mais de 30 mil fotogramas - um precioso e pouco conhecido conjunto de registros de importantes e definidores momentos da história da luta por justiça social da população negra na Bahia reunidos desde a década de 70. 

 
11h - 12h30 

Roda de conversa arquivos e o cinema negro 

 

Paola Rodrigues Bittencourt, Diretora de Gestão de Documentos e Arquivos Substituta do Arquivo Nacional. Doutora em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Servidora do Arquivo Nacional, atua desde 2006 como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, fornecendo orientação técnica e capacitação em gestão de documentos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Atualmente é Coordenadora-geral de Gestão de Documentos, da Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos. 

 

Marcelo Nogueira de Siqueira, Coordenador-Geral de Articulação de Projetos e Internacionalização. Arquivista, historiador e paleógrafo. Mestre em História Social (UERJ) e Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Coimbra, Portugal). Arquivista do Arquivo Nacional desde 2006. Professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO desde 2013.   

 

Iris de Oliveira Cineasta de Salvador/Bahia. Formada em Cinema, atua na área de audiovisual há mais de 16 anos. Possui experiência profissional em montagem (9 longas metragens), elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, publicidade, TV e WEB. Pesquisadora do gênero Documentário, Cinema Experimental, Arte Contemporânea, Midia-ativismo e Cinema Negro. Busca, com suas fotografias, conectar-se com a essência dos lugares por onde passa. Diretora de Acervo ZUMVI – O Levante da Memória, que venceu a Mostra Competitiva do 8º Arquivo em Cartaz (2022) na categoria de melhor pesquisa pelo júri técnico. 

 

Larissa Fulana de Tal Atua como Diretora de Criação da produtora Olhos Abertos Audiovisual, Mestranda em Processo Criativo no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFBA. Para os avôs paternos, Sementinha, já para a família, Lai, e no mundão a fora, me chamo Larissa Fulana de Tal. Mestranda em Processo Criativo no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFBA. Já dirigi curtas metragens e séries documentais. Atualmente está em desenvolvimento o roteiro de longa-metragem infantil “Mochila de Vento” financiado pela SALCINE. 

 

Lázaro Roberto Fotógrafo, arte-educador, ativista e fundador do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, criado em 1990 e que conta com acervo de mais de 30 mil imagens, que documentam o cotidiano, as manifestações culturais e as lutas do povo negro. Lázaro Roberto dos Santos nasceu em Salvador, Bahia. Participou do Grupo Experimental das Artes da Fazenda Grande e, no final dos anos 1970, conheceu o MNU (Movimento Negro Unificado). Tornou-se fotógrafo dedicado às imagens da cultura afro-baiana. Lázaro ganhou o prêmio Clementina de Jesus, em 1995, destinado às pessoas que se dedicam a afirmação social do povo negro e participou de diversas exposições e Festivais.  

JUNHO DE 2025 

 

02 E 03/06/2025 

 

REGIÃO SUDESTE – GUARULHOS/SP 

Parceria com a UNIFESP. Curso de História 

 

Local: UNIFESP. 

Endereço: UNIFESP. Estr. do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP. Auditório da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Público alvo: Comunidade acadêmica da UNIFESP. Público geral. 

 

Programação: 

02/06/2025 - Segunda-feira 

 

Primeira parte 

14h – Abertura 

Mesa: Arquivos e cinema: da preservação à pesquisa. 

Participantes: Bruno Roma (Unifesp), Mariana Villaça (Unifesp) e Eduardo Toledo (Arquivo Nacional) 

 

Bruno Roma, Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, possui doutorado (2021) pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo e é especializado em arquivos, documentos fotográficos e audiovisuais. Passou por instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, Centro de Preservação Cultural da USP e foi historiador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde colaborou para a formação do Centro de Memória Amélia Império Hamburger (2015 - 2024). Atuante nos campos de Cultura Visual, Arquivos, Memória Pública e História da Ciência, além de publicações na área, participou de diversas exposições, séries e dois longas-metragens. É membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (CNPq) e do Grupo de Trabalho Cultura Visual, Imagem e História (Anpuh). 

 

Mariana Villaça, Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo. Atua na área de História da América Contemporânea. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em 2009, também na USP. Coordena o LAPHA - Laboratório de Pesquisas em História das Américas, na Unifesp, ao qual está vinculado o Grupo de Pesquisa CNPq "História e Historiografia das Américas" e coordenou o LEHA -Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo (USP) entre julho de 2020 e julho de 2022. Integra os Grupos CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e "PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-americano". Suas pesquisas na área de História da América abarcam os seguintes temas: Revolução cubana; Cinema Cubano; Arte e Política na América Latina; Nuevo Cine Latinoamericano; lugares de memória e representações dos perpetradores no cinema do Cone Sul, política e cultura no Uruguai (anos 1960/70); a América Latina nas telerreportagens da TV Tupi. 

 

Eduardo Toledo, Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e servidor efetivo no Ministério da Cultura desde 2011, com passagens pela Secretaria do Audiovisual e Cinemateca Brasileira. Entre 2013 e 2020, trabalhou no acervo audiovisual do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Desde abril de 2021, atua no setor de Conservação de Filmes do Arquivo Nacional. 

 

15h – Exibição do filme “Félix, o herói da Barra” 

 

Filme: Felix, o herói da barra (2015) 

Duração: 1h12min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Personagem presente na memória coletiva da comunidade de Barra de Aroeira, Tocantis, Félix José, um ex-escravo que lutou na guerra do Paraguai, teria recebido do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terra como recompensa. Após sua morte, a perda do documento original gerou um conflito de posse da terra, o que leva seus descendentes a lutar pelo patrimônio por mais de 50 anos, desejando recuperar o território que hoje é ocupado por fazendas e duas cidades. 

 

16h10 – Discussão sobre o filme com Mariana Villaça, Bruno Roma, Luis Ferla e Leonardo Novo. 

 

Mariana Villaça, Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo. Atua na área de História da América Contemporânea. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em 2009, também na USP. Coordena o LAPHA - Laboratório de Pesquisas em História das Américas, na Unifesp, ao qual está vinculado o Grupo de Pesquisa CNPq "História e Historiografia das Américas" e coordenou o LEHA -Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo (USP) entre julho de 2020 e julho de 2022. Integra os Grupos CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e "PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-americano". Suas pesquisas na área de História da América abarcam os seguintes temas: Revolução cubana; Cinema Cubano; Arte e Política na América Latina; Nuevo Cine Latinoamericano; lugares de memória e representações dos perpetradores no cinema do Cone Sul, política e cultura no Uruguai (anos 1960/70); a América Latina nas telerreportagens da TV Tupi. 

 

Bruno Roma, Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, possui doutorado (2021) pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo e é especializado em arquivos, documentos fotográficos e audiovisuais. Passou por instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, Centro de Preservação Cultural da USP e foi historiador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde colaborou para a formação do Centro de Memória Amélia Império Hamburger (2015 - 2024). Atuante nos campos de Cultura Visual, Arquivos, Memória Pública e História da Ciência, além de publicações na área, participou de diversas exposições, séries e dois longas-metragens. É membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (CNPq) e do Grupo de Trabalho Cultura Visual, Imagem e História (Anpuh). 

 

Luis Ferla, Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Colaborador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de maio de 2017 a agosto de 2019. Coordenador do Grupo de Pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores) desde agosto de 2010 e membro da Coordenação do lab.hum - Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp desde março de 2018. Possui graduação (1998) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. Possui especialização pela UNEP/UNESCO/Universidade de Dresden (1995). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o Projeto Pauliceia 2.0: Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo, em parceria com pesquisadores do INPE, do Arquivo do Estado e da Emory University. Foi pesquisador visitante no Departamento de Historia de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, de Madrid, em 2007 e 2010, no Spatial History Laboratory, da Stanford University, em 2012, e no History Department da Emory University, em 2019. Fellow do NEH Community Deep Mapping Institute 2025. Coordenador do Bacharelado em História da UNIFESP desde agosto de 2024. 

 

Leonardo Novo, Professor Substituto do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (CIEC-IFCH-UNICAMP) e do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH-UNIFESP). Integra a equipe da pesquisa interinstitucional Cronologia do Pensamento Urbanístico. Fez parte do Grupo de Trabalho Circulación de conocimientos y políticas urbanas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, 2020-2021). Possui graduação em história pela Universidade Estadual de Campinas (2014), onde também obteve os títulos de mestre (2018) e doutor (2023) na área de Política, Memória e Cidade do Programa de Pós-Graduação em História. Tem se dedicado a pensar temas da história da arquitetura e do urbanismo modernos (circulação de ideias, congressos e associações profissionais, ensino, patrimônios) e sua relação com a história da América (pressupostos teóricos da formação de identidades e nacionalismos, processos de modernização, americanismos), com especial interesse pelo final do século XIX e século XX. 
 

16h40 – Exibição do curta “O Rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (2024)” e conversa com os diretores e repórteres Murilo Pajolla e Vitor Shimomura. 

 

Filme: O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (2024) 

Duração: 27 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: Documentário do Brasil de Fato, que retrata o impacto social das cheias extremas no RS para moradores de áreas urbanas, assentados da reforma agrária, além de indígenas e quilombolas. Durante uma semana, o BdF percorreu as regiões mais devastadas do estado, Porto Alegre e o Vale do Taquari. Os relatos duros evidenciam que os moradores não são meramente atingidos. Mesmo quem perdeu tudo tem muito a dizer sobre a relação do problema com as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e as soluções para os prejuízos. 

 

Murilo Pajolla, Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como correspondente na Amazônia pelo Brasil de Fato, com foco em conflitos agrários, violação de direitos humanos e a luta dos povos indígenas. Atualmente, é repórter e pesquisador na Repórter Brasil, onde investiga crimes socioambientais e suas conexões com o poder econômico. 

 
Vitor Shimomura,
 Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como diretor de fotografia em projetos sobre violações de direitos humanos em cadeias produtivas pela agência Papel Social, em São Paulo (SP). Pelo Brasil de Fato, realizou documentários como "MST Sob ataque: um dia na luta por terra no Brasil" (12', 2022), onde assinou roteiro, direção de fotografia e montagem. Em 2023, participou da construção do documentário "Gerais Encurralado" e, em 2024, produziu o documentário Meeiros (20', 2024) e O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (27', 2024). Atualmente, é supervisor e gestor de projetos especiais no Brasil de Fato. 

 

 

17h30 – Intervalo. 

 

Segunda parte 

19h – Exibição do filme “Taego Ãwa” 

 

Filme: Taego Ãwa (2017) 

Duração: 75 min 

Classificação: 10 anos 

Sinopse: Cinco fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central. As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por Taego Ãwa. 

 

Direção: Henrique Borela e Marcela Borela 

Roteiro: Henrique Borela e Marcela Borela 

Produção Executiva: Marcela Borela e Belém de Oliveira 

Fotografia: Vinícius Berger 

 

20h15 – Discussão sobre o filme com Mariana Villaça, Bruno Roma, Leonardo Novo e Luis Ferla. 

 

Mariana Villaça, Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo. Atua na área de História da América Contemporânea. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em 2009, também na USP. Coordena o LAPHA - Laboratório de Pesquisas em História das Américas, na Unifesp, ao qual está vinculado o Grupo de Pesquisa CNPq "História e Historiografia das Américas" e coordenou o LEHA -Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo (USP) entre julho de 2020 e julho de 2022. Integra os Grupos CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e "PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-americano". Suas pesquisas na área de História da América abarcam os seguintes temas: Revolução cubana; Cinema Cubano; Arte e Política na América Latina; Nuevo Cine Latinoamericano; lugares de memória e representações dos perpetradores no cinema do Cone Sul, política e cultura no Uruguai (anos 1960/70); a América Latina nas telerreportagens da TV Tupi. 

 

Bruno Roma, Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, possui doutorado (2021) pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo e é especializado em arquivos, documentos fotográficos e audiovisuais. Passou por instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, Centro de Preservação Cultural da USP e foi historiador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde colaborou para a formação do Centro de Memória Amélia Império Hamburger (2015 - 2024). Atuante nos campos de Cultura Visual, Arquivos, Memória Pública e História da Ciência, além de publicações na área, participou de diversas exposições, séries e dois longas-metragens. É membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (CNPq) e do Grupo de Trabalho Cultura Visual, Imagem e História (Anpuh). 

 

Luis Ferla, Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Colaborador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de maio de 2017 a agosto de 2019. Coordenador do Grupo de Pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores) desde agosto de 2010 e membro da Coordenação do lab.hum - Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp desde março de 2018. Possui graduação (1998) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. Possui especialização pela UNEP/UNESCO/Universidade de Dresden (1995). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o Projeto Pauliceia 2.0: Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo, em parceria com pesquisadores do INPE, do Arquivo do Estado e da Emory University. Foi pesquisador visitante no Departamento de Historia de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, de Madrid, em 2007 e 2010, no Spatial History Laboratory, da Stanford University, em 2012, e no History Department da Emory University, em 2019. Fellow do NEH Community Deep Mapping Institute 2025. Coordenador do Bacharelado em História da UNIFESP desde agosto de 2024. 

 

Leonardo Novo, Professor Substituto do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (CIEC-IFCH-UNICAMP) e do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH-UNIFESP). Integra a equipe da pesquisa interinstitucional Cronologia do Pensamento Urbanístico. Fez parte do Grupo de Trabalho Circulación de conocimientos y políticas urbanas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, 2020-2021). Possui graduação em história pela Universidade Estadual de Campinas (2014), onde também obteve os títulos de mestre (2018) e doutor (2023) na área de Política, Memória e Cidade do Programa de Pós-Graduação em História. Tem se dedicado a pensar temas da história da arquitetura e do urbanismo modernos (circulação de ideias, congressos e associações profissionais, ensino, patrimônios) e sua relação com a história da América (pressupostos teóricos da formação de identidades e nacionalismos, processos de modernização, americanismos), com especial interesse pelo final do século XIX e século XX. 
 

20h45 – Exibição do curta “Povos: território, identidade e tradição” e conversa com o diretor Felipe Scapino. 

 

Filme: Povos - Territórios, identidade e tradição (2021) 

Duração: 33 min 

Classificação: Livre 

Sinopse: O Documentário revela papel da cartografia social para defesa de territórios tradicionais de RJ e SP. Imaginem um território cheio de diversidade, desafios, lutas histórias e reivindicações que mobilizam povos e comunidades tradicionais em busca de garantir a continuidade de suas vidas e culturas. Nesse lugar, localizado no litoral entre o Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo, o movimento do Fórum de Comunidades Tradicionais realiza uma grande cartografia social chamada de Projeto Povos. O documentário foi feito por diversas mãos durante os percursos que fizeram com que a cartografia social fosse realizada nos primeiros anos de projeto e narra parte dessa trajetória junto aos povos caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Ubatuba. Reivindicação histórica do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação, exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o FCT e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participam também a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY) e a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), que completam o conselho do projeto com a missão de garantir que todos os direitos das comunidades sejam respeitados. 

 

Felipe Scapino, Documentarista, fotógrafo, pesquisador etnográfico e arte educador, há 20 anos em atividade na área. Formado em Ciências Sociais na Metodista-SP, Cinema Documentário na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV – Cuba). Fundador da Gopala Filmes e do Canal CineDoc Brasil, trabalhou em documentários e projetos, nacionais e internacionais, no Brasil, Cuba, Índia e Moçambique, além de vídeos institucionais, corporativos, etnográficos e trabalhos exibidos em mais de cinco países. Ganhou prêmios nacionais e internacionais, além da participação em muitos festivais de cinema. Dono de um acervo com mais de cinco mil horas de vídeo e cerca de trinta mil fotos sobre cultura tradicional e popular brasileira, gravados em mais de 15 estados, e também sobre a cultura indiana, cubana e boliviana. Há 8 anos atua como arte educador de audiovisual do Projeto Garoupa, em comunidades tradicionais, rurais e periféricas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, resultando em mais de 10 obras produzidas pelos participantes dos cursos e oficinas. Foi diretor de fotografia do documentário Caminhos do Coco, realizado em seis estados do nordeste, com o apoio da FUNARTE. Há seis faz parte da equipe de comunicação do OTSS – Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina (FIOCRUZ) e atua no Projeto Povos, de caracterização de 64 comunidades tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba. 

 

21h45 – Encerramento. 

 

03/06/2025 - terça-feira 

14h – 16h - Oficina de preservação audiovisual com Eduardo Toledo  

 

Eduardo Toledo, Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e servidor efetivo no Ministério da Cultura desde 2011, com passagens pela Secretaria do Audiovisual e Cinemateca Brasileira. Entre 2013 e 2020, trabalhou no acervo audiovisual do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Desde abril de 2021, atua no setor de Conservação de Filmes do Arquivo Nacional. 

REGIÃO CENTRO-OESTE – BRASÍLIA/DF 

 

13/06/2025 - Sexta-feira  

 

Resumo do evento: Exibição de filmes, diálogo com produtores e diretores de obras. Evento em parceria com a Associação Nacional de História - ANPUH DF e o Instituto Federal de Goiás - Campus Luziânia. 

 

Em alusão ao mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e Dia Mundial da Ecologia (5/6); O Dia Mundial dos Oceanos (8/6) e O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17/6). 

 

Local:  Auditório da Dataprev em Brasília 

Endereço: Dataprev-sede. SAS Quadra, 01, Bloco E/F. CEP 70070-931. Brasília - DF. 

 

 

Programação 

 

14h-17h30 

Exibições de filmes e debates com convidados 

 

14h-14h10 Abertura com representantes da Dataprev e Arquivo Nacional. 

 

Marjorie Bastos. Superintendente de Planejamento Estratégico da Dataprev. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação integrada, marketing institucional e planejamento estratégico. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho, com especialização em Comunicação, Segurança Pública e Cidadania pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales do México. Tem vivência em ações sociais, comunitárias e de facilitação de diálogos em grupo. Em 2005 foi bolsista do Fundo Ângela Borba com o Ela.borAção, projeto de capacitação para jovens mulheres em reportagem comunitária com recorte de gênero, raça e saúde. Entre as principais características estão adaptabilidade, criatividade, iniciativa, organização, responsabilidade e dedicação ao trabalho. 

 

Franciele Rocha de Oliveira. Coordenadora-Geral de Relações Institucionais do Arquivo Nacional. Doutora, Mestra e Graduada em História pela UFSM. Membro-fundadora do Grupo de Estudos Sobre pós-Abolição - GEPA UFSM. Vencedora do Prêmio de Teses Manoel Salgado Guimarães 2025 concedido pela Associação Nacional de História - ANPUH e vencedora do Prêmio de Melhor Tese do LASA BRAZIL AWARDS 2024, concedido pela Latin American Studies Association Brazil. Foi vencedora do Prêmio ADPERGS de Direitos Humanos Lélia Gonzalez em 2022. Atuou como Historiadora contratada pelo INCRA/RS, no Relatório Técnico da Comunidade Quilombola Rincão dos Fernandes. Atuou na assessoria histórica do longa Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor (2022). É roteirista e co-produtora do curta-documentário Negros Laços, que aborda as histórias de famílias negras escravizadas em Santa Maria, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc. 

 

14h10 - Exibição de filmes 

 

14h10 – 15h05 

Filme: Terras Brasileiras (2017) 

55min57s 

Classificação: Livre 

Sinopse: O documentário Terras Brasileiras, da TV Câmara, foi exibido na 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na Mostra Brasília. O documentário fala sobre os conflitos causados pela disputa por terra no sul do Mato Grosso do Sul, envolvendo indígenas e produtores rurais, provocados por erros do próprio Estado brasileiro. O documentário 'Terras Brasileiras' ganhou o prêmio de Melhor Filme (Júri Popular) e Menção Honrosa (Júri Oficial) no 41º Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão. No sul do Mato Grosso do Sul, quase fronteira com o Paraguai, indígenas e produtores rurais disputam a posse da terra. Num clima tenso, sobram confrontos, despejos, ataques e até mortes. O conflito vem de séculos, provocado por erros do próprio Estado brasileiro. Agora, os dois lados exigem solução urgente. A disputa já se transforma numa tragédia de grandes proporções. O documentário revela os bastidores do drama sofrido por indígenas e produtores rurais na luta pela terra. 

Direção: Dulce Queiroz 

 

15h05 – 15:35h 

Roda de Conversa com Dulce Queiroz e Renata Melo 

 

Dulce Queiroz. Diretora de documentários e roteirista. Nascida em Brasília, é Mestre em Comunicação pela UnB. Tem vários documentários premiados em festivais. Recebeu os prêmios de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra Brasília (2018), com o documentário Terras Brasileiras. Melhor Filme pelo júri popular e Menção Honrosa pelo júri oficial no Prêmio Guarnicê (2018) com o filme Terras Brasileiras. Melhor Documentário no Prêmio Vladimir Herzog (2009) com o documentário Chico Mendes, Cartas da Floresta. Melhor Documentário no Festival de Cinema Ambiental de Nova Friburgo (2009) com o documentário Chico Mendes, Cartas da Floresta. Melhor documentário pelo Prêmio Vladimir Herzog (2010) com o documentário Raça Humana – as cotas raciais na Universidade de Brasília. Menção Honrosa no Prêmio Abdias Nascimento (2010) com o documentário Raça Humana – as cotas raciais na Universidade de Brasília. 

 

Renata Melo. Diretora Geral da ANPUH - DF, Coordenadora Geral da AME - Ação de Mulheres pela Equidade. Doutora em História Cultural, Memórias e Identidades - UnB. Mestra em História - UnB; Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - UFG e Bacharel em História - PUC/SP. Desempenhou a função de Secretária Especial Substituta e Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. Foi Assessora e Diretora da Secretaria das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal, assessora técnica na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR/PR e assessora na Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, atuando na fundação do Museu Afro Brasil. Foi coordenadora da Casa de Cultura Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro no Jabaquara/SP. Integrante da Rede de Historiadoras e Historiadores Negros e filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). 

 

15h35 - 16h25 

Exibição de filme 

 

15h35 - 16h25 

Filme:  Vidas barradas. 5 anos depois (2025)  

49min16s 

Classificação: Livre 

Sinopse: Documentário independente apresenta o que não aconteceu depois de tanto tempo do maior acidente de trabalho do Brasil. atualização do documentário homônimo lançado em 2020. Agora com meia década de distanciamento do ocorrido, o diretor volta a conversar com sobreviventes da catástrofe e familiares para conferir as medidas tomadas desde então e o impacto pessoal, econômico e social que perdura. 

Direção: Cid Faria 

 

16h25 - 17h 

Conversa com Danilo Sueiro e Renata Melo. 

 

Danilo Sueiro é Assistente de direção e editor do filme Vidas Barradas. Tem especialização em edição de vídeos e animação. Com mais de 15 anos de trabalho na área de publicidade. Possui curso de Assistente de Direção - Academia Internacional de Cinema e TV RJ. É diretor do Curta Metragem "Aluga-se" - Ozi Filmes, atuou na produção do Curta Doc. "Noite sem Fim" e do Video-clipe "Samba Modesto". Foi Assistente de Maquinária dos Curtas "Submersa" - Caza Filmes; "A Caroneira" - Caza Filmes; "O Menino e o Mendigo" - Caza Filmes; "Palhaços Tristes" - Laje Produções e do Video-clipe "Raimundo Firmino" - Caza Filmes. Também foi Assistente de Direção do Curta Metragem "Pé na Alcova" - Jorge Monclar - Luz de Arte Produções. 

 

Renata Melo. Diretora Geral da ANPUH - DF, Coordenadora Geral da AME - Ação de Mulheres pela Equidade. Doutora em História Cultural, Memórias e Identidades - UnB. Mestra em História - UnB; Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - UFG e Bacharel em História - PUC/SP. Desempenhou a função de Secretária Especial Substituta e Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. Foi Assessora e Diretora da Secretaria das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal, assessora técnica na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR/PR e assessora na Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, atuando na fundação do Museu Afro Brasil. Foi coordenadora da Casa de Cultura Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro no Jabaquara/SP. Integrante da Rede de Historiadoras e Historiadores Negros e filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). 

 

 

17h - 17h15 – Encerramento e Coffee Break. 

17/06/2025 - Terça-feira  

 

Encerramento do Circuito 10º Arquivo em Cartaz e Premiação da Mostra Acervos.   

 

Local:  Auditório da Dataprev em Brasília 

Endereço: Dataprev-sede. SAS Quadra, 01, Bloco E/F. CEP 70070-931. Brasília - DF. 

  

Programação: 

18h-18h10 – Abertura do Cerimonial  

18h30-18h50 – Fala da Diretora-Geral do Arquivo Nacional  

18h50-19h – Fala da Patrocinadora, Dataprev, Alan Santos, Diretor de Relacionamentos e Negócios 

19h-19h10 – Fala da co-realizadora, Flacso Brasil, Diretora Rita Potyguara 

19h10-20h10 – Entrega dos prêmios da Mostra Acervos do 10º Arquivo em Cartaz  

  

Melhor Pesquisa segundo o júri popular – por Flacso Brasil, Diretora Rita Gomes do Nascimento (Rita Potyguara)  

Melhor Edição de Imagem segundo o júri popular  - por EBC, Braulio Ribeiro, Diretor-Geral   

Melhor Roteiro segundo o júri popular  - por Dataprev, Alan Santos, Diretor de Relacionamentos e Negócios 

Melhor Direção segundo o júri popular  - por Arquivo Nacional, Diretora-Geral Monica Lima  

Melhor Filme segundo o júri popular   - por Arquivo Nacional, Diretora-Geral Monica Lima 

 

Total de instituições candidatas aptas: 7  

  

1. Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT 4  

2. Arquivo Público Municipal de São Francisco de Assis/RS - Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis/RS  

3. CLOSE - Centro de Referência da História LGBTQIA+ do RS, vinculado à  Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.  

4. Câmara dos Deputados  

5. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES  

6. Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria – DAG UFSM  

7. Biblioteca Pública do município de Júlio de Castilhos/RS.  

  

20h10 – 20h20 - Encerramento  

  

20h20 - 21h - Coquetel   

 

Premiados – Resultado final 

 

5 prêmios para A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça - TRT-4 

  

Melhor Filme segundo o Júri Popular - 1º LUGAR  

  

Melhor Direção segundo o Júri Popular - 1º LUGAR  

  

Melhor Roteiro segundo o Júri Popular - 1º LUGAR  

  

Melhor Edição de Imagem segundo o Júri Popular - 1º LUGAR  

  

Melhor Pesquisa segundo o Júri Popular - 1º LUGAR  

  

5 prêmios para O que Sobra de Tudo que Falta - DAG UFSM 

 

Melhor Filme segundo o Júri Popular - 2º LUGAR  

  

Melhor Direção segundo o Júri Popular - 2º LUGAR  

  

Melhor Roteiro segundo o Júri Popular - 2º LUGAR  

  

Melhor Edição de Imagem segundo o Júri Popular - 2º LUGAR  

Melhor Pesquisa segundo o Júri Popular - 2º LUGAR  

  

3 prêmios para Terras Brasileiras - Câmara dos Deputados 

 

Melhor Filme segundo o Júri Popular - 3º LUGAR  

  

Melhor Direção segundo o Júri Popular - 3º LUGAR  

  

Melhor Pesquisa segundo o Júri Popular - 3º LUGAR  

  

1 prêmio para São Francisco de Assis: Década de 30 - Arquivo Público Municipal de São Francisco de Assis RS 

 

Melhor Roteiro segundo o Júri Popular - 3º LUGAR  

  

1 prêmio para Caleidoscópio: Histórias LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul - CLOSE - Centro de Referência da História LGBTQIA+ do RS 

 

Melhor Edição de Imagem segundo o Júri Popular - 3º LUGAR 

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